Santa Paula terá Centro de Educação Infantil Municipal

A nova unidade do CEIM será erguida em Santa Paula e contará com seis salas de aula para atender cerca de 120 alunos

Termo de compromisso já foi assinado e verba será oriunda do PAC 2

Maricá vai ganhar mais um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM), fruto do programa do governo federal PróInfância, que viabiliza verbas para a construção de creches e pré-escolas públicas. Depois dos bairros de Cordeirinho, Inoã, São José do Imbassaí e Itaipuaçu, de acordo com a secretária de Educação do município, Marta Quinan, a nova unidade será erguida em Santa Paula, próximo à Escola Municipal Osdevaldo Marins da Mata, e contará com seis salas de aula para atender cerca de 120 alunos.

Marta Quinan revelou que a novidade surgiu numa recente reunião em Brasília, com a equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além dela, o prefeito Washington Quaquá e o vice-prefeito Marcos Ribeiro participaram do encontro. Da capital federal, o grupo retornou com o termo de compromisso nº 08990/2014. A verba no valor de R$ 822.798,28 será oriunda da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“Será uma unidade tipo ‘C’ com capacidade um pouco menor do que as que já recebemos, mas cremos que irá atender à demanda local com tranquilidade. Saímos de lá bastante satisfeitos com essa nova conquista”, celebrou a secretária, acrescentando que haverá outras novidades no setor nos próximos meses.

Em fevereiro desse ano, dois centros de educação infantil foram entregues. O CEIM Valéria Ramos Passos, que beneficia 255 crianças de dois a seis anos, fica no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. Já o CEIM Nelson Mandela, que fica na comunidade do Mutirão, em São José do Imbassaí, tem capacidade para atender 160 crianças e conta com quatro salas de aula, refeitório, lactário, brinquedoteca, solário e uma quadra poliesportiva, que é compartilhada com os moradores. A unidade de Inoã (Professor José Carlos de Almeida, no Jardim Atlântico) e Cordeirinho (Marilza da Conceição Rocha Medina, em Marinelândia), inauguradas em maio de 2013, seguem os mesmos moldes.

Atualmente, cerca de 1500 alunos são atendidos nos quatro centros de educação infantil e em turmas isoladas que funcionam em escolas. Até o início de 2009, não havia unidade desse tipo, pública, em todo o município.