Ações sociais encerram as comemorações do mês da mulher

Após diferentes ações na cidade, a Subsecretaria de Política para as Mulheres, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Maricá, encerra a programação em homenagem ao mês da mulher com a “Ação Mulher: Um Dia Lilás”. O evento será realizado na sexta-feira (dia 28), das 10h às 16h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, e contará com a participação de outras secretarias e instituições.

Durante o dia, diferentes atividades serão promovidas na praça, especialmente para o público feminino. A ideia, de acordo com a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda, é concentrar os serviços disponibilizados num único lugar e torná-los mais acessíveis à população. “Desde 2009, realizamos tais projetos com a colaboração de várias secretarias municipais e entidades da sociedade civil. Escolhíamos três bairros onde ocorreriam as atividades. Neste ano, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres optou em concentrar essa ação num único dia, para poder garantir o maior número de serviços aos maricaenses”, conta ela.

O momento será marcado, principalmente, pela realização de ações sociais. A Secretaria de Saúde promoverá palestras para alertar sobre as causas do câncer de colo do útero e mama, além de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como HIV e HPV. Também haverá informes sobre a importância da saúde bucal. Já a Secretaria de Assistência Social aproveitará o ensejo para fazer o cadastro nos programas Bolsa Família, Ônibus Universitário, Renda Melhor e outros. O público poderá ainda se cadastrar e obter informações sobre os programas Moeda Social Mumbuca e Minha Casa Minha Vida.

As entidades Fundação Leão XIII (isenção de taxas para emissão de documentos); Cedae (orientações ao consumidor); Detran (emissão de Carteira de Identidade e orientações); e Correios (emissão de CPF e orientações) também participarão do evento.

Na “Ação Mulher: um Dia Lilás”, haverá ainda oficina de artesanato, recreação infantil e contação de histórias, massagem, reflexologia, drenagem linfática e serviço de beleza, como corte de cabelo e unha. As atividades são gratuitas.

Mais Homenagens

Antes da “Ação Mulher: um Dia Lilás”, que será na Praça Orlando de Barros Pimentel, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania realizará o lançamento do prêmio “Mulher Cidadã Heloneida Studart”. O evento está marcado para essa quarta-feira (dia 26), às 18h, na Câmara Municipal de Maricá, no Centro. Na cerimônia, diferentes personalidades femininas da cidade serão homenageadas.