Aulas começam na próxima terça-feira com 20 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino

Na próxima terça-feira, dia 04/02, terá início o primeiro semestre letivo nas escolas municipais de Maricá. O número de alunos matriculados – ao todo 20 mil estudantes – representa um crescimento de 26% se comparado aos 15 mil matriculados em 2013. O anúncio foi realizado na manhã da terça-feira, dia 28/01, num encontro entre diretores e adjuntos realizado pela secretaria de Educação na Casa de Festas Palladon.

Ao todo, são 52 escolas municipais (24 delas totalmente reformadas e ampliadas pela atual gestão). Além disso, 13 unidades (E.M. Barra de Zacarias, CAIC M. Elomir Silva, Casa Criança de Inoã, E.M. Guaratiba. E.M. Lucio Thomé Guerra Feteira, E. M. Maurício Antunes de Carvalho, E. M. Prof. Dilza da Silva Sá Rego, CEIM. Recanto da Amizade, JIM Trenzinho da Esperança, E.M. Prof. Alcione S. R. da Silva, E.M. Rodrigo Monteiro, E.M. Vereador Levy Carlos Ribeiro e creche municipal Marilza da Conceição da Rocha Medina) funcionam em tempo integral, por meio do Programa Municipal de Educação em Tempo Integral (Prometi), atendendo um total de 1.142 alunos. A iniciativa tem o objetivo de oferecer melhores condições de aprendizado com a ampliação dos conteúdos da base curricular e a oferta de oficinas pedagógicas no contraturno.

Outra grande conquista da educação municipal são as 16 salas de recursos, que garantem assistência educacional plena a alunos portadores de necessidades especiais, totalizando 344 alunos matriculados em aulas de educação inclusiva.

A secretária municipal de Educação, a prefessora Marta de Mello Quinan, desejou boas vindas aos profissionais e apresentou algumas metas para 2014. "Esse ano será de grandes desafios para a Educação de Maricá. Iniciaremos o nosso ano letivo com 20% das escolas em tempo integral, teremos Jogos Estudantis, FLIM, obras e um planejamento enorme de projetos para sair do papel ainda este ano. Conto com a ajuda de todos vocês para que façamos uma gestão plena neste ano", destacou. A secretária destacou ainda que estão previstas para fevereiro as inaugurações de duas novas creches: a CEIM Valéria Passo, em Itaipuaçu, e a CEIM Nelson Mandela, em São José do Imbassaí.

O vice-prefeito Marcos Ribeiro aproveitou para parabenizar os professores pelo reajuste salarial de 20%, que foi aprovado na última semana pela Câmara Municipal de Maricá. "Esse aumento, que foi acima do piso nacional, mostra a preocupação do nosso governo em ser justo e democrático. Os profissionais do Magistério merecem esse respeito e Maricá, mais uma vez, sai na frente como uma das poucas cidades do Brasil que se adequam ao piso nacional. Valorizar os nossos Educadores é prioridade na gestão do prefeito Washington Quaquá", salientou.