Bolsa Mumbuca: distribuição de dois mil cartões começa nesta terça em Inoã

0
859
Bolsa Mumbuca: distribuição de dois mil cartões começa nesta terça em Inoã

Itaipuaçu, São José, Cordeirinho e Centro também vão sediar entregas 

Nesta terça-feira, dia 28/01, o Instituto Banco Palmas inicia o primeiro de cinco dias de distribuição de dois mil novos cartões do programa municipal Moeda Social Mumbuca. Famílias já cadastradas e que moram no terceiro distrito poderão retirar o benefício na Igreja Assembleia de Deus, das 9h às 12h.

Criada pela Prefeitura de Maricá para combater a pobreza e estimular o comércio local, a Mumbuca é a primeira moeda social do país com cartão de débito e transferência de renda para famílias de baixa-renda – a Bolsa Mumbuca. Por mês, cada beneficiário recebe 70 Mumbucas de crédito no cartão – o que equivale a R$ 70.

Depois de Inoã, as entregas, realizadas pelo Instituto Banco Palmas – que venceu a licitação para execução do projeto em Maricá – seguirão para Itaipuaçu (29/01), no 4º distrito; São José de Imbassaí (04/02), no 1º distrito; Cordeirinho (05/02), 2º distrito; e Centro (06/02), no 1º distrito. A prefeitura orienta as famílias a respeitar o local de entrega mais próximo de suas casas, para evitar tumultos. "A secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio do convênio com o instituto Palmas, planejou a entrega por distrito, para beneficiar as famílias que moram perto dos locais de entrega e evitar filas", declarou o secretário.  

Além da entrega dos cartões para quem já é cadastrado, o instituto também continua trabalhando no cadastramento dos estabelecimentos comerciais onde os usuários poderão realizar as compras e também o de novas famílias interessadas em participar do programa. O cadastro das famílias está concentrado no posto montado na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro. No caso dos comércios, agentes visitam os estabelecimentos. 

Quem pode se inscrever:

Para se inscrever no programa, as famílias têm que atender a alguns critérios: ter renda familiar de até um salário mínimo e residir no município de Maricá há mais de seis meses. Desde que respeitado os critérios socioeconômicos, o programa também atende às famílias que tiverem idosos acima de 70 anos, filhos portadores de deficiência, pessoas com doenças crônicas, devidamente comprovadas por laudo médico, e famílias com filhos menores fora da idade escolar; gestante que comprove assistência médica de pré-natal e famílias cadastradas ou não no Programa Federal Bolsa Família.

Os interessados devem apresentar alguns documentos do representante familiar como cópia da identidade autenticada; cópia do CPF; cópia do título de eleitor; cópia do PIS ou PASEP; comprovante de residência; cópia do comprovante de endereço; carteira funcional; cartão do INSS (auxílio doença ou aposentado). Também é necessária a apresentação do comprovante de vacinação dos dependentes de zero a seis anos; matrícula escolar de seus dependentes nas redes estadual ou municipal de ensino no município de Maricá, com a devida comprovação de permanência na escola; o boletim escolar das crianças matriculadas na rede pública (Estadual e Municipal) e declaração de rendimento escolar de quatro em quatro meses. 

Veja os locais de entrega dos cartões

Inoã: dia 28/01 – a partir das 9h: na Igreja Assembleia de Deus de Inoã Ministério de Madureira – Endereço: Rua Francisco Elias da Cruz nº 8 e 9 – Inoã;

Itaipuaçu: dia 29/01 – a partir das 9h: Terminal Rodoviário de Itaipuaçu; 

São José do Imbassaí: dia 04/02 – a partir das 9h: Quadra do Dínamo (referência: em frente a Praça de São José);

Cordeirinho: dia 05/02 – a partir das 9h – no Esporte Clube Cordeirinho – Endereço: Rua 107 e

Centro: dia 06/02 – a partir das 9h – Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel