Moeda Social Mumbuca reinicia cadastramento das famílias de baixa renda

Prefeitura reinicia cadastramento das famílias de baixa renda que serão beneficiadas pelo Bolsa Mumbuca

O Instituto Banco Palmas reiniciou nesta quinta-feira, dia 02/01, o cadastramento das famílias de baixa renda que serão beneficiadas pela Bolsa Mumbuca, instrumento de transferência de renda que faz parte do Programa Social Bolsa Mumbuca e que tem como objetivo o combate à pobreza extrema no município e o estímulo ao comércio local. A inscrição poderá ser feita na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro. O cadastramento é fruto da implantação da Moeda Social Mumbuca, que institui em todo o município a adoção de uma moeda local como opção ao Real e que poderá ser usada em estabelecimentos comerciais cadastrados no projeto.

Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos, Miguel Moraes, que coordena a realização do programa na cidade, o grande diferencial entre a Mumbuca e outras moedas sociais que existem no país é que a de Maricá prevê complementação de renda para as famílias de baixa-renda. “Até dezembro, foram cadastradas 3.500 famílias e nossa meta é atingir 13.00 famílias que irão receber um benefício mensal de 70 mumbucas (o que equivalente a R$ 70), com previsão de chegar a 300 Mumbucas por família até 2016”, antecipou o secretário. A Mumbuca terá recursos mensais da ordem de R$ 1 milhão para a complementação de renda para as famílias pobres.

Atrelado a esse serviço, o instituto também realiza o cadastramento dos estabelecimentos comerciais onde os usuários poderão realizar suas compras por meio do uso do cartão de débito.

Quem pode se inscrever:

Para se inscrever no programa, as famílias têm que atender a alguns critérios: ter renda familiar de até um salário mínimo e residir no município de Maricá há mais de seis meses. Desde que respeitado os critérios sócios econômicos, o programa também atende às famílias que tiverem idosos acima de 70 anos, filhos portadores de deficiência, pessoas com doenças crônicas, devidamente comprovadas por laudo médico e famílias com filhos menores fora da idade escolar; gestante que comprove assistência médica de pré-natal e famílias cadastradas ou não no Programa Federal Bolsa Família.

Os interessados devem apresentar alguns documentos do representante familiar como cópia da identidade autenticada; cópia do CPF; cópia do título de eleitor; cópia do PIS ou PASEP; comprovante de residência; cópia do comprovante de endereço; carteira funcional; cartão do INSS (auxílio doença ou aposentado). Também é necessária a apresentação do comprovante de vacinação dos dependentes de zero a seis anos; matrícula escolar de seus dependentes nas redes estadual ou municipal de ensino no município de Maricá, com a devida comprovação de permanência na escola; o boletim escolar das crianças matriculadas na rede pública (Estadual e Municipal) e declaração de rendimento escolar de quatro em quatro meses.