Moradores de Cordeirinho esclarecem dúvidas sobre a criação da Maricá Transportes Públicos

Secretário destacou a participação dos moradores sobre a implantação da Maricá Transportes Públicos

Para garantir uma maior participação da população, a secretaria municipal de Trânsito e Transportes anunciou para o dia 12 deste mês, na Câmara Municipal, a realização de mais uma audiência pública sobre a implantação da Maricá Transportes Públicos (MTP). A primeira das cinco aconteceu nesta quinta-feira (05/12) em Cordeirinho, onde os moradores esclareceram dúvidas e sugeriram ideias, como a inclusão de uma linha de ônibus de Manoel Ribeiro a Cordeirinho. As reuniões começam sempre às 18h. A audiência segue para Inoã (EM Vereador Aniceto Elias, na segunda-feira, dia 09/12), Itaipuaçu (EM João Monteiro, quarta-feira, 11/12) e Centro (Casa Digital, sexta-feira, 13/12).

O secretário Leandro Costa destacou a participação dos moradores, na Escola Municipal Lúcio Tomé Guerra Feteira. “Temos o compromisso de oferecer um serviço de qualidade no transporte público em Maricá e as audiências são fundamentais para a população tirar dúvidas e conhecer todo o projeto”, declarou o secretário, que apresentou o engenheiro Fernando Siqueira, que trabalhou por 25 anos na Petrobras, como o futuro presidente da Maricá Transportes Públicos. A audiência também contou com Antônio da Conceição, do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários.

O assessor executivo da secretaria, Marco Fonseca apresentou detalhes da criação da empresa e destacou a preocupação do governo municipal em garantir 100% de acessibilidade para pessoas com deficiência. Serão instalados telões com avisos sobre o itinerário da linha e as paradas mais próximas (para deficientes auditivos) e sistema de áudio com os mesmos avisos (para deficientes visuais), além de câmeras de segurança, internet grátis sem fio (wi-fi) e um sistema de bilhetagem eletrônica. Os ônibus já contam com elevadores para cadeirantes.

Morador do Centro, o economista aposentado Joaquim André Villanova, de 72 anos, elogiou a criação da Maricá Transportes Públicos. “Os atrasos e a falta de acessibilidade nos ônibus são os principais problemas do transporte na cidade. Não tenho carro e dependo dos ônibus. Estou confiante de que essa empresa irá oferecer um serviço melhor”, destacou o aposentado.

A Maricá Transportes Públicos

Criada para acelerar investimentos em mobilidade urbana, a empresa vai concentrar a elaboração e execução de projetos em deslocamento rodoviário, hidroviário (aproveitando o potencial de navegação das lagoas da cidade) e nas demais modalidade de transporte de massa na cidade. A primeira empreitada da MTP é a criação de uma linha social circular com dez ônibus que ligará as duas extremidades de Maricá (Jaconé e Recanto de Itaipuaçu). Os veículos, todos com ar-condicionado, já estão na cidade e a expectativa é que comecem a circular assim que sejam instalados os itens de tecnologia embarcada previstos no projeto, como sinal de internet gratuita sem fio, central de controle de dados dos veículos (como velocidade e localização) e câmeras de segurança, entre outros.