Prefeito testa ônibus da Maricá Transportes Públicos

Prefeito conheceu os veículos que terão elevadores de acesso aos cadeirantes. Motoristas serão treinados pela prefeitura para usar o sistema

Quaquá andou em um dos dez veículos que já chegaram à cidade e anunciou tarifa zero até 2017

O prefeito Washington Quaquá conheceu nesta segunda-feira (04/11) os primeiros 10 ônibus que compõem a frota inicial da Maricá Transportes Públicos, criada pela prefeitura para combater o monopólio e os maus serviços prestados por empresas do setor na cidade. Ao lado do vice-prefeito Marcos Ribeiro, do presidente da Câmara Municipal, Fabiano Horta, e do secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Costa, Quaquá embarcou em um dos veículos e fez o percurso do terminal rodoviário do Centro até o Paço Municipal. Os veículos garantirão à população uma linha social que fará o transporte de passageiros entre as duas extremidades de Maricá (Jaconé e Recanto de Itaipuaçu) com tarifas mais baixas. Todos os veículos terão ar-condicionado, sinal gratuito de internet sem fio e cobradores, para que não haja acúmulo de função e sobrecarga de trabalho para os motoristas.

Antes do teste, o prefeito foi apresentado ao conjunto de equipamentos de tecnologia dos ônibus, como os sensores de portas (os veículos só poderão se movimentar com as portas fechadas) e elevadores para deficientes físicos. Em seu discurso, Quaquá destacou a luta do município para quebrar o monopólio da empresa Nossa Senhora do Amparo e anunciou que a meta é garantir tarifa zero nos ônibus da Maricá Transportes Públicos até 2017. “Esse é um momento histórico para a cidade. Por décadas, este serviço se manteve ruim e só enriqueceu os empresários. Transporte é um direto do povo e agora será público. Estamos iniciando em Maricá uma discussão que vamos levar para o país. A passagem inicial será de R$ 2 e irá cair R$ 0,50 por ano até se tornar gratuita. É o empregador que precisa pagar os impostos e garantir o serviço gratuito aos empregados”, declarou o prefeito.

O vice-prefeito ressaltou que a luta pela quebra do monopólio foi iniciada em 2009 com a legalização de moto taxistas, das vans municipais e das lotadas dos táxis. “Agora a população terá ônibus novos, com ar condicionado, internet gratuita e acesso aos deficientes, além de tarifas mais baixas”, ressaltou Marcos Ribeiro. “É o começo de uma nova era no transporte municipal. Este serviço vai melhorar a vida das pessoas”, acrescentou o vereador Fabiano Horta.

A primeira linha funcionará 24 horas por dia, passando por pontos onde hoje há carência de linhas municipais e por órgãos públicos e outros locais com grande fluxo de pessoas (Fórum Municipal, a prefeitura, a UPA de Inoã e o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, por exemplo).

Os veículos, montados e trazidos de Caxias do Sul (RS), chegaram semana passada. Agora a prefeitura finaliza uma licitação para compra de equipamentos da tecnologia embarcada – uma série de itens de conforto e segurança para os futuros usuários. A secretaria municipal de Trânsito e Transportes também irá solicitar o CNPJ (documento legal para criação da empresa) na Junta Comercial, logo após a publicação do decreto que cria a Maricá Transportes Públicos no Jornal Oficial Municipal (JOM).

A empresa vencedora da licitação irá equipar os veículos com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para transporte rodoviário, incluindo itens que vão garantir 100% de inclusão para portadores de deficiências, como telões com avisos sobre o itinerário da linha e as paradas mais próximas (para deficientes auditivos) e sistema de áudio com os mesmos avisos (para deficientes visuais), além de câmeras de segurança, internet grátis sem fio (wi-fi) e um sistema de bilhetagem eletrônica. “Os ônibus terão ainda itens importantes para a segurança dos passageiros, como computadores de bordo capazes de alertar sobre excesso de velocidade ou avarias nos ônibus e GPS para localização da frota”, enfatizou o secretário Leandro Costa. “Também iremos ensinar os motoristas a utilizarem os elevadores de acesso aos deficientes”, antecipou.

A solenidade de entrega dos ônibus na Rodoviária Povo de Maricá, no Centro, também contou com as presenças de outros secretários municipais e de vereadores da cidade.