Maricá sediará etapa final de campeonato estadual de maratonas aquáticas

Maricá sediará etapa final de campeonato estadual de maratonas aquáticas

Prefeitura também oferecerá curso de árbitros para a modalidade

Em parceria com a Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ), a cidade de Maricá vai sediar a etapa final do Campeonato Estadual de Maratonas Aquáticas, no dia 16 de novembro. Organizada pela secretaria municipal de Esportes, com o apoio da secretaria de Turismo e da Defesa Civil, a competição será na lagoa do Boqueirão, a partir das 8h, e terá duas provas: uma preliminar com percurso de 600 metros e a principal, na qual os atletas percorrerão 2.500 metros em outro circuito montado nas águas da lagoa.

Segundo o secretário municipal de Esportes, Leonardo Souza, por ser uma prova oficial da federação, são aguardados os maiores destaques da natação em águas abertas do Estado. “Contaremos com a participação de 250 atletas neste grande desafio, inclusive com a participação dos atletas maricaenses Mariana e Pedro Mello, expoentes desta modalidade esportiva no Brasil e no Exterior, e do comandante da Defesa Civil de Maricá, Coronel Jorge Braga, exímio nadador”, destacou o secretário.

Para animar o público que for ao local assistir às competições,  a secretaria municipal de Turismo vai realizar uma edição especial do “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” com apresentação dos cantores locais Roberta Tílio e Ricardo Agura. A premiação da etapa será no mesmo local da prova e a cerimônia que premiará os campeões da temporada será no Esporte Clube Maricá, com início previsto para 15h30.

Curso de Formação de Árbitros
Também em parceria com a FARJ, a prefeitura de Maricá vai promover um Curso de Formação de Arbitros em Maratona Aquática, no dia 15 de novembro, véspera da competição, na Casa Digital. As turmas já estão formadas e terão ao todo 40 alunos – a maioria professores de natação do município.

O curso é dividido em dois momentos: aulas teóricas no salão da Casa Digital, das 9h às 17h, e uma prova prática de conclusão do curso no dia 16 de novembro. A palestrante será a ex-nadadora Christiane Fanzeres, diretora de maratonas aquáticas da FARJ e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e árbitra da Federação Internacional de Natação (FINA). Christiane acumulou muitos títulos durante a sua carreira, entre eles a famosa Travessia do Canal da Mancha, prova de 34 km no mar que liga o Sul da Inglaterra ao Norte da França. De acordo com o secretário de Esportes, o objetivo do curso é capacitar profissionais para atuar em provas de águas abertas em todo o país.