Prefeitura realiza audiências públicas para implantação da Maricá Transportes Públicos

Reuniões com a população acontecerão em Cordeirinho, Itaipuaçu, Centro e Inoã

A prefeitura convoca a população para quatro audiências públicas sobre a implantação da Maricá Transportes Públicos (MTP), empresa criada pelo governo municipal para combater o monopólio e os maus serviços prestados por empresas do setor na cidade. As reuniões serão realizadas a partir das 17h em Cordeirinho, Inoã, Centro e Itaipuaçu.

A primeira audiência pública acontece no dia 04 de novembro, na Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira, em Cordeirinho. As demais serão realizadas em Inoã (EM Vereador Aniceto Elias, 06/11), Itaipuaçu (EM João Monteiro, 11/11) e Centro (Casa Digital, 13/11).

A frota da Maricá Transportes Públicos S/A contará inicialmente com 10 ônibus, equipados com ar condicionado, câmeras de segurança, internet grátis sem fio (wi-fi), sistema de bilhetagem eletrônica, além de itens que garantirão total inclusão para portadores de deficiências, como telões com avisos sobre o itinerário da linha e as paradas mais próximas (para deficientes auditivos) e sistema de áudio com os mesmos avisos (para deficientes visuais), além de acessibilidade para cadeirantes.

A primeira linha funcionará 24 horas por dia, passando por pontos onde hoje há carência de linhas municipais e por locais da cidade com grande fluxo de pessoas, como o Fórum Municipal, a prefeitura, a UPA de Inoã e o Hospital Municipal Conde Modesto Leal. Esta linha também ligará as duas extremidades de Maricá (Jaconé e Recanto de Itaipuaçu) com tarifas mais baixas.

No início de outubro, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que cria a empresa Maricá Transportes Públicos S/A. Pela lei, a empresa será uma sociedade anônima (por isso a designação S/A) de economia mista e capital fechado.