Ministério do Esporte realiza capacitação para profissionais do Projeto Navegar

Ministério do Esporte realiza capacitação para profissionais do Projeto Navegar

Serão oferecidas aulas gratuitas de vela, remo e canoagem para 100 alunos

O Ministério dos Esportes, em parceria com a Prefeitura de Maricá, realizou a capacitação técnica e o acompanhamento pedagógico de nove profissionais que atuarão diretamente no Projeto Navegar do Programa Federal Segundo Tempo. O projeto vai oferecer, a partir de outubro, aulas gratuitas de vela, remo e canoagem para 100 alunos de 11 a 17 anos.

Com carga horária de 24h, a capacitação foi realizada em dois momentos: aulas teóricas, na sexta-feira (20/09), tardes de sábado (21) e no domingo (22), na sede da Prefeitura e Casa Digital; e aula prática, no sábado e domingo (21 e 22/09), na Lagoa do Boqueirão – local onde serão oferecidas as aulas. As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, de manhã, das 8h as 11h, e à tarde, de 13h30 às 16h30h. Os alunos aprenderam noções de navegação, segurança aquática e também dicas de educação e preservação ambiental.

De acordo o coordenador geral da capacitação, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, parceira do projeto), Ricardo Petersen, Maricá é a terceira cidade a desenvolver o Navegar (além de Porto Alegre e Estrela, ambas no Rio Grande do Sul). Segundo o coordenador, o litoral de Maricá é propício para esportes náuticos e permite a popularização e massificação da prática do remo, vela e canoagem.

O coordenador do projeto em Maricá, professor Ricardo Viana, explica que os alunos aprendem técnicas de navegação, dicas de segurança  na água, noções de correnteza, de vento e sinalização. “Por meio do Navegar temos a oportunidade de democratizar o esporte náutico na cidade e oferecer atividades saudáveis para os nossos jovens, além de estimular a formação de atletas profissionais”.

Projeto Navegar

Criado pelo governo federal em 1999, como forma de aproveitar uma área pouco explorada na formação social de crianças e adolescentes, o projeto tem sido, ainda, um importante instrumento de resgate da cidadania, estímulo do cuidado com a saúde do próprio corpo, aprimoramento da habilidade motora e do raciocínio, além de promover o espírito de equipe, a capacidade de liderança e tomada de decisões  e valores de preservação ambiental. Em 2011, a Prefeitura de Maricá retomou as atividades do Projeto Navegar, lançado inicialmente em 2004. Investiu na reforma de 30 barcos e na compra de coletes salva-vidas.