Prefeitura investe e transforma perfil do bairro de Inoã

Prefeitura investe em ações de pavimentação e drenagem às margens da RJ-106, em Inoã

Importante centro econômico e uma das regiões mais populosas de Maricá, Inoã tem recebido uma série de investimentos da Prefeitura. Aliado a grandes empreendimentos da iniciativa privada, o pacote de melhorias da atual administração municipal está transformando a realidade dos moradores e o perfil do bairro.

É o caso, por exemplo, das ações de pavimentação e drenagem em andamento na área às margens da RJ-106, no quilômetro 14 da rodovia – perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maricá, outra conquista da Prefeitura. Estão sendo asfaltados esta semana cerca de 500 metros, entre as ruas Leonardo José e Euclides Muniz de Andrade. O local também está recebendo reforço na iluminação com dez novos postes metálicos, para garantir mais segurança à população, principalmente para quem circula próximo à estrada durante a noite.

Ainda no quesito segurança, os moradores têm mais um motivo para comemorar. Atendendo a um pedido formal do prefeito Washington Quaquá, o Departamento de Estrada e Rodagem do Estado do Rio (DER-RJ) está instalando, também na altura da UPA, uma passarela para travessia de pedestres.
O trecho que está sendo asfaltado pela secretaria de Obras serve de acesso tanto para a UPA quanto para as duas escolas municipais da região, além da nova creche municipal, e tem, por isso, grande movimentação de pedestres durante todo o dia. Segundo o secretário municipal de Obras, Fernando Rodovalho, outro trecho paralelo à estrada (entre a Rua Euclides Muniz de Andrade e a entrada do condomínio Terras Alpha) será asfaltado até a próxima semana. E as ruas Um, Dois e Avenida do Contorno estão sendo preparadas para receber pavimentação nos próximos dias.

Os moradores de Inoã também assistiram nos últimos meses ao maior investimento já realizado em educação na história do bairro. Além da reforma e ampliação da escola municipal Aniceto Elias, a comunidade escolar recebeu com entusiasmo a nova creche do Bosque Fundo, que está beneficiando 260 crianças de dois a cinco anos.

População aprova investimentos
Djalma Martins mora há mais de 20 anos em Inoã e possui uma loja de estofados de móveis há dez anos. Para ele, a pavimentação da rua onde possui a loja vai facilitar o acesso dos clientes, principalmente nos dias de chuva. “O asfalto vai possibilitar, inclusive, expor alguns produtos à venda, o que hoje eu não faço por causa da poeira. Estou muito satisfeito porque tenho certeza de que o movimento da loja vai aumentar”, destaca o comerciante.

Virgínia Monteiro, de 63 anos, é moradora da Rua Euclides Muniz e está satisfeita com as melhorias. “Tenho dificuldades para andar e o asfalto vai permitir que eu circule com segurança pela rua”, disse a moradora, que faz uso de muleta para andar. “A passarela também vai ser muito importante. Tenho muito medo de atravessar a rodovia, porque já fui quase atropelada duas vezes”, completa.
Felipe Félix da Silva, de 21 anos mora em Inoã desde que nasceu. Ele ressalta que o asfalto e a passarela eram desejos antigos da comunidade. “Essas ações garantem melhorias reais na condição de vida dos moradores. Nós sonhamos em ver nosso bairro bonito como está ficando agora. Além disso, nos sentimos mais seguros com a colocação dos postes de iluminação no entorno da rodovia”, comemora.