Motoristas do transporte escolar municipal recebem certificados por capacitação

Motoristas do transporte escolar municipal recebem certificados por capacitação

Os motoristas responsáveis pelo transporte gratuito dos alunos da rede municipal de ensino receberam na noite desta terça-feira, dia 28/05, os certificados de conclusão do curso “Condutor de Ônibus Escolar”, realizado pela secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). A cerimônia de encerramento, realizada na Casa Digital, certificou 25 condutores que participam pela primeira vez do curso – uma iniciativa para valorizar os trabalhadores do setor e garantir formação profissional de qualidade.

Iniciado em abril desse ano e realizado aos sábados na unidade do Sest/Senat de São Gonçalo, o curso possibilitou aos motoristas aprimorar seus conhecimentos por meio de aulas de relação interpessoal, direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito -, além de palestras do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) sobre o tema “Trânsito Seguro”. Dentro do conteúdo, também foram abordados princípios éticos, defesa da cidadania, defesa do meio ambiente, incentivo ao voluntariado e respeito às minorias.

Presente na cerimônia, a secretária municipal de Educação, Marta de Mello Quinan, declarou que considera fundamental investir na segurança e no conforto dos alunos da rede pública municipal de ensino, formando condutores mais conscientes do seu papel na empresa e na sociedade. “É muito gratificante poder oferecer uma capacitação desse porte aos nossos motoristas escolares. Com esse curso, eles estarão habilitados não só para trabalhar na secretaria, mas também em qualquer outro lugar”, destacou a secretária de Educação.

Um dos motoristas mais idosos da secretaria de Educação Severino Sobrinho, de 70 anos, falou sobre a experiência de participar da capacitação. “Quando fui avisado sobre o curso fiquei um pouco contrariado, já que não frequentava uma sala de aula há mais de 40 anos. Mas fui entendendo a importância da capacitação durante o curso e superando a cada dia minhas expectativas. Agora estou aqui, recebendo esse diploma com muita alegria e orgulho”, explicou Severino.

Motorista da rede municipal de ensino e aluno inscrito no curso, Bruno de Ornellas Gomes, de 26 anos, comemorou a oportunidade. "Estou muito feliz em ter concluído esse curso. Sem dúvida ele ajudará muito no nosso cotidiano. Quero aproveitar para agradecer ao vice-prefeito, Marcos Ribeiro, que, quando secretário de Educação, acreditou nos profissionais e valorizou o nosso salário. O governo do prefeito Washington Quaquá vem valorizando e acreditando cada dia mais em seus funcionários", declarou o aluno.