Maricá inaugura em Marinelândia primeira creche do Estado construída pelo PAC2

0
2570
Inaugurada em Marinelândia primeira creche do Estado construída pelo PAC2

A inauguração, nesta segunda-feira (13/05), da creche municipal Marilza da Conceição da Rocha Medina, em Marinelândia, Cordeirinho, foi a realização de um antigo sonho para famílias como a de Flávia dos Santos Pereira, de 28 anos.Mãe das gêmeas Ana Clara e Maria Eduarda Pereira Cerqueira, de dois anos e oito meses, Flávia está desempregada desde a gestação e não tem condições financeiras de arcar com uma babá. “Essa creche é um sonho antigo. Agora posso trabalhar e oferecer melhores condições para elas. Além disso, sei que minhas filhas estarão sendo cuidadas com respeito e atenção”, afirmou a moradora de Cordeirinho. Fruto do programa do governo federal Pró Infância, que viabiliza verbas para a construção de creches públicas, a unidade é a primeira no Estado do Rio a ser concluída utilizando recursos do PAC 2. O espaço beneficia 128 crianças, de dois a cinco anos, sendo 108 em tempo integral e 20 em horário parcial.

A cerimônia foi marcada pela emoção. O Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, ressaltou a importância dos investimentos em projetos sociais. “Fazemos um governo para o povo de Maricá, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. E é isso que hoje estamos entregando para essa comunidade, mais dignidade, garantindo a segurança das crianças e a perspectiva de um futuro digno para toda família”, destacou. Segundo Washington Quaquá, estão previstas ainda a construção de um posto de saúde no mesmo local, uma praça em Bambuí e a pavimentação da Rua 90 até o bairro Manuel Ribeiro. Para a primeira dama, Rosangela Zeidan, a nova creche ratifica a importância das parcerias. “Essa obra junto com o Ministério da Educação comprova que Maricá não está isolada do mundo. Ações assim são fundamentais para trazermos mais recursos e investimentos para nossa cidade”, disse.

Representando o ministério, a consultora técnica Maria de Fátima Malheiro, que acompanhou a implantação da creche, parabenizou o município. “Fico feliz de ver uma cidade que abraça a causa da Educação Infantil. Hoje tenho a oportunidade de ver o sorriso das mães e o brilho nos olhos das crianças ao ver seus sonhos começarem a ser realizados. A prefeitura está de parabéns”, afirmou. O vice-prefeito e coordenador-geral de governo, Marcos Ribeiro, também comemorou. “É um grande desafio conseguirmos a implantação de unidades como essa, que exigem o cumprimento de cronogramas por parte do ministério. Fomos vitoriosos e nos comprometemos a trazer outros para nossa cidade”, acrescentou. Marcos Ribeiro ainda informou que outras duas creches de horário integral, em Itaipuaçu e Inoã (Bosque Fundo), estão em construção pelo mesmo programa.

Representando o legislativo, o presidente da Câmara, vereador Fabiano Horta, ressaltou a importância da parceria com a prefeitura para a concretização de projetos que contribuam para o desenvolvimento. “É muito gratificante entregar à população uma estrutura pública deste porte”, declarou o vereador. A secretária municipal de Educação, Marta Quinan, considera a creche uma conquista das famílias de Maricá. “Esse espaço vai garantir aos pais segurança no acolhimento e dignidade no tratamento às crianças”, destacou, ressaltando que a inauguração também representa o cumprimento de mais uma etapa do esforço de redução do déficit de creches encontrado pela atual administração. “Antes, não tínhamos nenhuma. Estamos resgatando essa dívida que herdamos”, completou. Ao todo, desde 2009 o município já entregou sete creches, lembrando que a rede municipal atende crianças na faixa etária de creche (dois e três anos) nas demais unidades escolares.

Moradora de Bambuí, Paola do Nascimento Paulo, de 20 anos, já dispensou duas oportunidades de trabalho por não ter com quem deixar a pequena Anna Clara, de três anos. “É uma contribuição muito grande para minha família e poderei ajudar com as despesas de casa”, destacou Paola, acrescentando que o espaço ajudará o crescimento social de sua filha. “O contato com outras crianças vai permitir que ela se desenvolva e terá atividades pedagógicas fundamentais para o crescimento educacional”, frisou.
 
A unidade
Com a área total construída de 1.118 m², a creche possui oito amplas salas de aula (seis salas de creche e duas de pré-escola), um laboratório de informática, sala de leitura, sala de professores e da diretoria, salas de recursos audiovisuais, almoxarifado, refeitório e banheiros, além de anfiteatro em espaço coberto, em blocos separados por módulos, playground e espaço verde. O custo total da obra foi de R$ 1,8 milhão, com a contrapartida da prefeitura em torno de R$ 530 mil, obedecendo à tabela de custos estabelecidos pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ). À frente da unidade, a diretora, Edilma da Silva Farias considera prazeroso trabalhar com crianças nessa faixa etária. “É um aprendizado constante e muito gratificante contribuir para o crescimento dos alunos”, declarou a diretora, que contará com uma equipe de 20 profissionais.

A unidade homenageia uma antiga professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marilza da Conceição da Rocha Medina, que presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social de Niterói e dirigiu o Programa Criança Verde, vinculado à Fundação Municipal de Educação de Niterói. O filho de Marilza, Arthur Medina, lembrou da luta de sua mãe pela Educação Infantil durante mais de 30 anos. “Como militante política e como pessoa, ela sempre buscou oferecer mais dignidade para os menos oferecidos. È uma honra ter o nome dela nesse projeto que transforma a vida das crianças e das famílias”, frisou Arthur. Marilza foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores de Niterói e uma das mais importantes lideranças do Movimento das Mulheres no Estado do Rio de Janeiro. Ocupou o cargo de secretária de Assistência Social e, posteriormente, o de Direitos Humanos de Maricá. Faleceu, aos 67 anos, em 16 de agosto de 2012.