Escola de Guaratiba passa a atender em tempo integral

Diretora da unidade, Joelma Melo, já notou melhora no comportamento dos alunos.

A Escola Municipal de Guaratiba, localizada a 10 km do Centro de Maricá, ampliou o atendimento aos alunos e agora funciona em horário integral. A iniciativa integra o Programa Municipal de Educação em Tempo Integral (Prometi), que tem o objetivo de oferecer melhores condições de aprendizado com a ampliação dos conteúdos da base curricular e a oferta de oficinas pedagógicas no contraturno.

Segundo a diretora da unidade, Joelma Rangel de Melo, dos 145 alunos matriculados do Pré-I ao 5º ano do Ensino Fundamental, 105 passam o dia todo na escola, sob os cuidados da equipe escolar, recebem quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche matinal e vespertino), tomam banho e ainda participam de atividades extraclasses, como aulas de dança, teatro, contação de histórias e reforço escolar.

Menos de um mês funcionando em tempo integral, a escola já registra mudanças positivas na rotina dos alunos e professores, conforme atesta a diretora da unidade. “Notei maior afetividade e cumplicidade entre os alunos e os profissionais da escola. Estamos nos aproximando ainda mais deles, criando laços de proximidade e confiança e isso é muito positivo para o crescimento didático e pessoal dos alunos”, destacou a diretora, que assumiu o cargo há menos de quatro meses e conta com apoio de 20 funcionários.

Segundo a secretária municipal de Educação, Marta Quinan, uma das prioridades da prefeitura de Maricá para o ano de 2013 é investir na implantação de mais escolas com educação em tempo integral “Nos dias atuais, os pais trabalham e passam o dia fora de casa. Quanto mais tempo o aluno ficar na escola, melhor será seu aprendizado”, destacou a secretária, acrescentando que a iniciativa começou pela Escola Municipal Barra de Zacarias, em 2012.

Pais aliviados e alunos motivados

A diretora adjunta da escola, Rita de Cássia de Souza, que há mais de 23 anos realiza trabalhos sociais na comunidade de Guaratiba, ressalta outro impacto importante da oferta de ensino integral em Guaratiba. “Essa nova realidade permite que os pais dos nossos alunos busquem com mais calma e qualidade uma inserção no mercado de trabalho. Havia casos em que o pai ou a mãe não podiam trabalhar porque não tinham com quem deixar seus filhos. Agora, a escola funciona como se fosse uma extensão de casa”, frisou Rita.

A jovem Jéssica Vieira, de 20 anos, mãe da aluna do Pré-I, Karen de Souza, de quatro anos, enfrentava esse problema. Quem cuidava da criança era a avó, que está passando por problemas de saúde. “Não podia mais deixar minha filha sob os cuidados dela. Agora, com o tempo integral, minha filha está na escola, sendo muito bem cuidada. Posso ficar tranquila no novo emprego que consegui”, destacou a mãe. Outra vantagem para Jéssica é a questão da alimentação cedida gratuitamente pela prefeitura. “Minha filha faz praticamente todas as refeições na escola o que reduz meus gastos com supermercado”.

Rosimar Ramos Marins, de 52 anos, também elogiou a implantação do programa. Mãe de Mateus Marins, de nove anos, ela atualmente está desempregada e sem condições de criar seu filho. “Morávamos em Campo Grande e tive que deixar um trabalho porque não tinha com quem deixar o Mateus. Um novo caminho se abriu. Agora posso buscar um emprego e garantir melhores condições para ele”, declarou.

A aluna do 1º ano Rebeca de Oliveira Araújo Estanislau, de sete anos, adora passar mais tempo na escola. “Antes ficava em casa sem fazer nada. Agora posso estudar ainda mais e fazer aula de dança”, destacou a aluna que mora com seu pai em Cordeirinho. Segundo a aluna, o pai vai aproveitar a ampliação do horário escolar para buscar um emprego.

Já para o aluno do 5º ano, Luis Rafael Faria do Amparo, de 10 anos, a oportunidade de passar mais tempo na escola colabora para a conquista do seu sonho. “Eu estudava somente na parte da manhã, então depois da escola, ia para a rua. Lá brigava, ouvia coisa feia, e via muita maldade. Aqui na escola, me sinto mais seguro e posso me dedicar ao meu sonho de ser engenheiro ou jogador de futebol”, declarou o aluno.