Maricá zera déficit habitacional com Minha Casa Minha Vida

Novos CEPs já funcionam no sistema dos Correios. Até 2013, a Prefeitura vai instalar placas de identificação em toda a cidade

Prefeito assinou nesta sexta-feira contrato de mais 860 unidades em Inoã

Com a conclusão, até o final de 2014, os cerca de 3 mil apartamentos do programa “Minha Casa Minha Vida” em Maricá, a cidade será a primeira no estado a zerar o seu déficit habitacional. A conta positiva foi fechada com a assinatura pelo prefeito Washington Quaquá nesta sexta-feira (08/03), na sede regional da Caixa Econômica Federal (CEF), em Niterói, do contrato para a segunda fase do programa no município, que prevê a construção de mais 860 unidades em Inoã. Segundo a construtora Sertenge, a primeira fase, com 600 apartamentos, será concluída e entregue ao público em dezembro deste ano.

“Nosso déficit habitacional estava calculado em 1.800 unidades, portanto somos o primeiro município a zerar”, comemorou o prefeito. A título de comparação, Niterói contratou a construção de 434 unidades e São Gonçalo, de 3825 apartamentos ou casas para famílias de baixa renda.

A construtora Sertenge foi contratada pela prefeitura para erguer os condomínios em Inoã (1.460 unidades) e Itaipuaçu (1.472) para famílias de baixa renda. Também no final de 2013 está prevista a entrega do condomínio Carlos Marighella, em Itaipuaçu. As casas populares – cerca de 3 mil – terão infraestrutura física (água, luz, esgoto) e social (área de lazer, praça, academia da 3ª Idade), creches e espaços para implantação de oficinas de geração de renda. Parte dos apartamentos será destinada a famílias em risco social que estão sendo identificadas pela secretaria municipal de Assistência Social.

“Essas unidades serão importantes. Estamos dando o bem maior para 3 mil famílias pobres, que é seu teto, sua casa própria”, comemorou o prefeito. Até agora a prefeitura já cadastrou 400 famílias em comunidades de Inoã. “Nossa preocupação é que os moradores desses locais tenham serviços de educação e saúde, por exemplo, próximos de casa”, concluiu o prefeito, que assinou o documento junto com o diretor da Sertenge, Daniel Freire Roriz. O presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Horta, também participou da cerimônia.
Desde fevereiro, agentes comunitários visitam residências no bairro de Inoã para divulgar o programa e cadastrar as famílias. Para a coordenadora geral do "Minha Casa, Minha Vida em Maricá", Lene de Oliveira, o trabalho é bem completo. “Estamos registrando, além da ocupação do titular, as habilidades e saberes do cônjuge, pois em uma etapa posterior o programa oferecerá cursos e oficinas e aproveitará esta mão de obra local, para geração de renda. Há um planejamento social para as comunidades”, declarou.

As famílias interessadas em adquirir um apartamento do programa precisam fazer a inscrição no CADÚNICO, não ter imóveis no nome e renda familiar de até R$ 1.600 mensais. Pessoas que moram em áreas de risco, com necessidades especiais e outros grupos terão prioridade. As demais condicionalidades podem ser revistas nos postos de atendimento do programa – Associação de Moradores de Inoã (Rua João Paulo da Costa; telefone 2636-6532) e Central de Atendimento do "Minha Casa, Minha Vida" (Rua Dr. Milton de Souza Pacheco, 24, Parque Eldorado; telefone 3731-3317).