Justiça Federal e OAB inauguram Vara do Trabalho e Seccional em Maricá

O Prefeito ladeado pelo presidente da Câmara e por Amilar Dutra

A Justiça Federal do Trabalho inaugurou nesta sexta-feira (08/03), a sua primeira Vara em Maricá, na Avenida Roberto Silveira, 140, 7º andar, Centro. A cerimônia que contou com a presença de autoridades do Judiciário como o presidente da 1ª Região do TRT, desembargador Carlos Alberto Araújo Drumond, o  titular da nova Vara do TRT, juiz Francisco de Assis Macedo Barreto e o presidente da OAB-Maricá, Amilar Dutra.

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Horta, também marcaram presença. O prefeito afirmou a importância do novo espaço no município. “Com os investimentos econômicos que virão a curto e médio prazo para Maricá, a demanda trabalhista será aumentada. Com uma Vara do Trabalho aqui, para ação e julgamento, se reduz custo, ganha-se  tempo e o município passa a ter mais autonomia jurídica”, avaliou o prefeito.  Para o vereador Fabiano Horta, trata-se de “uma conquista de todos, no sentido de que a Justiça estará mais próxima, e será mais real e concreta para o trabalhador maricaense”.  O representante da OAB-RJ, advogado Marcus Vinícius Cordeiro, também destacou o ganho para a cidade. “O suporte de um tribunal é importante para agilizar os processos e impor a lei e o respeito. Estamos irmanados no Judiciário e parabenizamos mais esta iniciativa do TRT”, disse.

O desembargador Carlos Alberto Araújo Drumond  enfatizou a importância de Maricá inaugurar sua Vara de Trabalho com o Processo Judicial Eletrônico (PJE):  “Temos 145 delas no Estado. Municípios como Itaguaí já se capacitaram para trabalhar com o PJE, sistema que digitaliza todo o procedimento legal de ações impetradas através do TRT. Acredito que os advogados de Maricá não terão dificuldade em trabalhar com o novo sistema, que possibilita acesso pela internet em qualquer parte do mundo. Via de regra, o número de ações aumentou onde o sistema foi implantado”, declarou.

Juiz titular da nova Vara Francisco de Assis Barreto Macedo, lembrou que o trabalho não começa do zero. “Só do antigo Posto Avançado da Justiça do Trabalho herdamos 700 processos, além de duas mil ações que tramitam no TRT em Niterói.  Com o novo sistema do PJE acredito que agilizaremos bastante o atendimento à essa demanda”, concluiu.

Seccional da OAB

Foi inaugurada também, na ocasião, a nova Seccional da OAB-Maricá, na sala 614 do mesmo prédio. A nova secção recebeu o nome do advogado José Carlos da Silva, fundador da OAB local, já falecido.  “Hoje é um dia de dupla alegria. Participei do processo de implantação da Vara do Trabalho e da nova secção da OAB. Estou imensamente feliz porque os maricaenses estão ganhando maior suporte jurídico em suas causas e os advogados, vendo ampliado o mercado de trabalho”, comentou o presidente Amilar Dutra. Presentes os filhos do homenageado, Marcelo e Milena Oliveira, advogados, que descerraram a placa comemorativa.