Órgãos municipais minimizam efeitos das fortes chuvas de ontem

Queda de árvore na Rua Álvares de Castro.

Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras de Maricá estão nas ruas desde o fim da madrugada desta quarta-feira (06/3) para minimizar os efeitos da forte chuva que atingiu toda a região metropolitana do estado na noite de ontem (terça-feira, dia 05). De acordo com os dois órgãos, não houve ocorrências graves ou vítimas no município.

A maioria dos casos registrados foi de quedas de árvores pela cidade e falta de energia elétrica em pontos isolados. O coordenador da Defesa Civil, coronel Jorge Braga, revelou que o caso mais preocupante ocorreu no Caju, onde uma árvore que caiu tinha uma colméia de abelhas que, segundo relatos, teriam atacado alguns moradores.

Parte de uma árvore também foi derrubada pelo temporal em frente ao paço municipal, sede da Prefeitura de Maricá, na Rua Álvares de Castro. Os agentes da Defesa Civil isolaram um trecho da calçada e retiraram o tronco quebrado utilizando uma motosserra, na manhã desta quarta-feira.

Outra preocupação foi a quantidade de raios em toda a cidade. De acordo com a meteorologia, há possibilidade de mais chuvas de intensidade variável a partir da tarde desta quarta-feira, o que deve manter o estágio de atenção que vigora na cidade deste ontem.

O coronel Jorge Braga recomenda que, em caso de chuva forte, quem vive em áreas apontadas como de risco (onde pode haver quedas de árvores ou enchentes) deve deixar esses locais e buscar abrigo em casas de familiares, por exemplo. Os telefones para emergência são o 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 2637-8737 (Guarda Municipal).