Fórum Interconselhos promove reunião na Casa de Cultura

0
1168

A Casa de Cultura de Maricá sediou hoje (19/12) mais uma reunião do Fórum Interconselhos, instituição paritária que envolve o setor público e a sociedade civil com a finalidade de discutir questões de interesse das diversas áreas sociais, atenção básica às comunidades e o desenvolvimento do município.

Presentes o superintendente de Articulação de Políticas Públicas de Maricá e presidente do Interconselhos, Carlos Alves; os professores Sonia Freire, subsecretária de Educação Infantil, e Hermes Ferreira, presidente do Conselho Escolar de Maricá; a artista plástica Meg Carvalho, a escritora Nádia Chaia e as escritoras e produtoras culturais Patrícia Custódio e Maria Regina Moura (ACLM, Conselho de Assistência Social e CMDCA); a professora Maria Aparecida Carvalho (Pestalozzi, CMDCA, Conselho de Saúde), além das representantes Ana Maria Quintanilha (Conselho Comunitário de Segurança – CCS, Conselho de Saúde e Conselho dos Direitos da Mulher) e Mônica Coutinho (Conselho dos Direitos da Mulher).

Rol de demandas

Foi apresentado um breve resumo das atividades de cada conselho, suas reivindicações e demandas. A subsecretária de Educação Infantil falou sobre os avanços da pasta, com a construção de mais três creches – Inoã (Bosque Fundo), Itaipuaçu e Cordeirinho, que atenderão cerca de 240 crianças em cada unidade. “Estamos buscando atender o maior número possível de crianças com os critérios exigidos. A demanda é grande, pois Maricá vem crescendo muito nos últimos anos”, ponderou. 

O presidente do Conselho Escolar, Hermes Ferreira, acrescentou que “o trabalho aumentou com o crescimento do número de unidades escolares neste governo. Temos um mínimo de 10 representantes por escola e fazemos reuniões constantes para discutirmos as questões de cada comunidade escolar”.

A escritora Regina Moura, representando o setor de Cultura, colocou a importância e a necessidade da transversalidade de setores como Educação, Saúde, Assistência Social, Comunicação e outros, em parceria com a sociedade civil organizada. “Quero informar que o Conselho de Cultura já teve sua lei aprovada pelo Legislativo e pelo Executivo, o que agilizará o nosso Plano Municipal de Cultura. As culturas tradicionais precisam ser pesquisadas e preservadas como identidade do município, e isto não se faz sozinho. É preciso parceria com muitos outros setores, inclusive a participação efetiva da sociedade. Em nosso ponto de cultura trabalhamos com o programa Mais Educação com Mais Cultura, parceria do Minc com o MEC. A cultura não existe de forma isolada na sociedade”, disse.

A presidente da Pestalozzi, professora Maria Aparecida Carvalho, adiantou que é imprescindível a criação do Conselho da Pessoa com Deficiência. “Represento o CMDCA e outros vários conselhos, mas o deficiente ainda não está representado em suas reivindicações”, enfatizou.

Discussão sobre violência

A representante dos Direitos da Mulher, Mônica Coutinho, comentou sobre a posse dos novos conselheiros do Centro do Direito da Mulher. “Atendemos 260 mulheres em 2012, a maioria vítima de violência doméstica. Temos algumas albergadas, fora do município. Estamos avançando na implementação das políticas da mulher. Em janeiro, entraremos com obras para ampliar nosso espaço físico”, frisou.

A representante da Segurança Pública, Ana Maria Quintanilha, lembrou que Maricá está crescendo e precisa de “UPPs sociais”. “Temos cerca de 20 condomínios de médio e grande porte, sendo construídos no município. É preciso haver articulação da sociedade e dos órgãos públicos, para um planejamento eficaz de segurança e desenvolvimento sustentável, para que possamos crescer com qualidade de vida”, declarou.

O presidente do Fórum Interconselhos, Carlos Alves, que mediou a reunião, informou que será realizado em 2013 o Fórum das Cidades, que incluirá todos os municípios fluminenses, e que será essencial a participação do Interconselhos para representar Maricá no evento. “Estamos lutando para que todos os setores sejam devidamente representados. Uma das conquistas de Maricá é a da cidadania, refletida por meio das ações do governo e da participação social, discussão que o Fórum Interconselhos pretende continuar incentivando. Votamos pela extinção do antigo Conselho da Cidade, que teve uma atuação lamentavelmente sectária e precária em nosso município. Por fim, sugerimos que a agenda de todos os conselhos da cidade seja atualizada e divulgada.