Conselho dos Direitos da Mulher toma posse em dia de confraternização

Motofog é um dos mecanismos de combate ao Aedes aegypti

Dez das 12 integrantes que representam a sociedade civil tomaram posse nessa segunda-feira no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Maricá (CMDM). “Agradecemos o empenho das conselheiras durante o mandato que termina e damos as boas-vindas às que hoje assumem”, disse Luciana Piredda, subsecretária municipal de Políticas para as Mulheres. “Algumas foram reeleitas e outras chegam agora para enfrentar as muitas surpresas que nos esperam, muito trabalho, pois nosso município registra um grande número de casos de violência doméstica,” completou Luciana durante o seu discurso. No balanço do mandato que se concluiu, Piredda destacou o acompanhamento de 252 mulheres vítimas de violência e o trabalho de orientação jurídica para demandas de outra natureza.

Realizada no Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM), a cerimônia contou com a presença de usuárias e seus filhos e da titular da pasta de Direitos Humanos e Cidadania, Sylvia Cantuária, à qual a subsecretaria municipal de Políticas para as Mulheres está vinculada. “Tivemos um ano de parceria dentro dos Direitos Humanos e com todas as secretarias”, avaliou Sylvia.

Festa

O dia foi de festa no CRAM Natália Coutinho Fernandes, nome que homenageia uma das vítimas femininas da violência em casa. Houve dinâmica de grupo, brincadeiras, sorteio de brindes e apresentação da cantora Dalva Alves após a cerimônia de posse. Para a confraternização, a subsecretaria recebeu o apoio de oito empresas da cidade: Tonny Netto Hair Stylist, Consultórios Reunidos Maricá, Avon, Perth, Shopping da Casa, City Lar, Lúpulo do Gato e Carlinhos do Gás.

A primeira reunião do novo Conselho será em 21 de janeiro de 2013, quando se dará também o pleito para escolher as duas integrantes que ainda faltam para completar o CMDM. Na primeira tentativa, as eleitas não conseguiram apresentar, no prazo devido, a documentação exigida para o exercício do mandato.