Direitos Humanos de Maricá inaugura Casa Abrigo

Inaugurada a primeira Casa Abrigo do município.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Maricá inaugurou nesta sexta-feira (07/12) a primeira Casa Abrigo do município, equipada para atender crianças e adolescentes de zero a 17 anos e 11 meses, vítimas de maus-tratos e conflitos familiares.

A Casa Abrigo tem como proposta a socialização e reintegração do menor à sua família. Uma equipe técnica especializada – composta por dois psicólogos, dois assistentes sociais, uma nutricionista, uma secretária administrativa, e dois casais de pais sociais –  acompanharão o dia a dia das crianças abrigadas, ensinando noções de higiene e disciplina doméstica, levando-os à escola, ajudando nas tarefas escolares, e promovendo a interação entre eles, até que estejam emocionalmente protegidos para sua reintegração à família.

Inauguração
Com um discurso simples e emocionado, a secretária municipal de Direitos Humanos, Sylvia Cantuária, explicou o funcionamento da Casa Abrigo. “Tem um pedaço de cada setor da prefeitura, representados por vocês aqui. O dia de hoje é de alegria, pois, com muita determinação e sacrifício, conseguimos uma vitória para o povo de Maricá. Agradeço a equipe da secretaria e parceiros que contribuíram para que este sonho se realizasse. A partir de agora, declaro inaugurado o espaço que abrigará crianças carentes de ensino e afeto. Enquanto secretária, prometo que faremos o possível para que elas saiam daqui reintegradas e cidadãs”, destacou.

A casa possui quartos e banheiros separados (masculino/feminino), sala e cozinha comuns, além de área de recreação. Há tarefas domésticas que funcionam como regras a serem cumpridas, lembradas em avisos nas portas dos quartos, como em uma residência qualquer. “A própria família também será tratada, por meio de sessões terapêuticas com psicólogos, e reuniões para uma melhor convivência e ajuste social. Tivemos, eu e toda a equipe técnica, um treinamento de 90 dias pelos setores da secretaria e do Ministério Público, para que possamos desempenhar nossa função a contento. A adoção é sempre a última alternativa”, comenta o coordenador da Casa, Célio Augusto Bastos Siqueira.

A assistente social da Vara da Infância e Juventude, Hilda Regina, declarou que a função do Ministério Público é fiscalizar o cumprimento da normativa que rege a Casa: "Somos parceiros no apoio, porém temos a obrigação moral de acompanhar juridicamente o desenvolvimento desse trabalho, para que atinja seus objetivos", completou.

Presentes à cerimônia de inauguração, as secretárias: Sylvia Cantuária (Direitos Humanos), Luciana Andrade (Projetos Especiais), Alba Valéria Teixeira (Comunicação Social), Patrícia Vilella (Trabalho), a subsecretária de Políticas do Idoso, Denize Fortes, a presidente do Conselho Tutelar, Glória Maria Levy Cardoso, o subsecretário da Defesa Civil, Coronel Braga, o suplente a vereador, Ricardo Vianna, a coordenadora do SAREM (Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá), Sheila Azevedo, e a assistente social da Vara da Infância e Juventude, Hilda Regina, representando o promotor público da Comarca, Sérgio Luiz Lopes.