Maricá terá evento sobre Dia Mundial de Combate ao Fumo e outras Drogas nesta sexta-feira

A Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química promove nesta sexta-feira (07/12) um evento de conscientização na Praça Orlando de Barros Pimentel, a partir das 19h. Haverá distribuição de prospectos, cartilhas, rodas de conversa e atividades culturais, em comemoração ao Dia Municipal de Combate ao Fumo e Outras Drogas. A data é festejada sempre no segundo sábado de dezembro.

Um dos focos do evento deste ano é o problema da venda de bebidas alcoólicas aos jovens. A atuação em termos de conscientização será feita junto ao comércio local e aos próprios frequentadores da praça (jovens e seus pais) sobre o perigo do consumo de álcool. A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Fórum Permanente de Enfrentamento da Dependência Química também participam da organização.

A conscientização é importante dada a dimensão dessa questão em termos de saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, a dependência do álcool, droga mais popular, atinge 12% dos adultos brasileiros e responde por 90% das mortes associadas ao uso de outras drogas. Já o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil e é reconhecido, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma doença epidêmica. A dependência da nicotina faz com que os fumantes se exponham continuamente a mais de quatro mil substâncias tóxicas, fator de risco para aproximadamente 50 doenças, principalmente as respiratórias e cardiovasculares, além de vários tipos de câncer.