Prefeitura implementa fórum na internet para debate de servidores

"Priorizei a simplicidade", conta Celestino.

Uma iniciativa inovadora está ajudando a capacitar os funcionários da Prefeitura. Através de um fórum de debates, eles agora podem tirar dúvidas e trocar ideias sobre licitações, contratos e registros de preço, processos muito usados na rotina diária de quase todas as secretarias. A diferença é que o fórum funciona pela internet. Basta clicar em um link no site da Prefeitura e fazer o cadastro para participar.

Lawrice Souza, chefe de gabinete da Secretaria de Fazenda, explica que o objetivo é facilitar a vida do servidor, já que, durante o próprio expediente, sentado em seu computador, ele poderá esclarecer questões com a ajuda do mediador Rodrigo Alvarenga, da Comissão Permanente de Licitação.

– Notamos que, para muitos, é difícil participar de um curso presencial de capacitação por questões de horário. Mesmo quando eles são ministrados durante o expediente, acabam atrapalhando a rotina de trabalho, porque o servidor precisa parar o que está fazendo para participar. Com o fórum, eles podem fazer perguntas na hora que o problema surge, o que torna tudo mais prático e fácil de ser assimilado. Ou, se preferir, pode fazer as perguntas de casa ou de outro local, detalha Lawrice.

A arquitetura do fórum foi pensada por André Celestino, servidor da Tecnologia da Informação (TI) e um dos integrantes da Comissão de Capacitação.

– Priorizei a simplicidade do acesso. Ou seja, um espaço com poucos cliques, onde o mais importante é a troca de informações”, disse.

Todos os servidores podem participar do fórum, basta ter um número de matrícula. As perguntas podem ser enviadas até o fim do ano pelo endereço http://www.marica.rj.gov.br/capacitacao/. Basta acessar o link do fórum, à direita da página, fazer um registro, digitando nome e e-mail de contato e criar uma senha. Não sem antes aceitar os termos de uso que, entre outras observações, deixa claro ser inaceitável mensagens abusivas, por exemplo.