Semana da Consciência Negra com debates e palestras

Em comemoração à Semana da Consciência Negra, começa nesta sexta-feira (9/11) a I Jornada sobre Relações Étnicoraciais na Escola e na Sociedade. Dividida em duas etapas, os encontros serão temáticos e abordam assuntos como o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas públicas municipais. A primeira rodada de debates será na Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel, das 9 às 17 horas, e é uma parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e a Secretaria Municipal de Educação de Maricá.

Na parte da manhã acontece uma rodada de debates com o tema Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnicoraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e que terá a mediação do professor da Faculdade de Educação da UFF, José Luiz Cordeiro Antunes. A partir das 14 horas, grupos serão formados para discutir sobre o mapeamento e socialização das propostas político-pedagógicas e as experiências em Maricá.

Os participantes receberão certificados emitidos pela UFF e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: subcidadeeducadora@marica.rj.gov.br até quinta feira, dia 08 de novembro. Basta enviar nome completo e telefone.

No dia 13/11, o Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel recebe a I Jornada sobre Relações Etnicoraciais na Escola. A Assessora da Superintendência da Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, Profª Hildézia Medeiros, dará palestra às 13h sobre o tema Igualdade Racial no Currículo Escolar. No dia seguinte, a partir das 10h, várias escolas do município apresentarão trabalhos sobre o assunto.