Alunos do CAIC Elomir Silva fazem caminhada ecológica em São José de Imbassaí

Munidos de luvas e sacolas para retirar sujeira, alunos ouvem as explicações dos técnicos - Foto: Fernando Silva

Um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal CAIC Elomir Silva, no Marine, em São José de Imbassaí, participou nesta terça-feira (16/10) de uma caminhada ecológica guiada por professores e ambientalistas. A trilha escolhida fica na região onde nasce o rio Imbassaí, que dá nome ao bairro, com acesso pela Rua João Cunha Abreu. O evento faz parte do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre até domingo (21) em toda a cidade.

Os estudantes tiveram a oportunidade de ver, por exemplo, espécies de animais em seu habitat natural, como os saguis, muito comuns em toda a região, além de peixes e anfíbios. Pouco antes do início da trilha, um grande lagarto foi visto e fotografado. Os alunos receberam ainda explicações sobre a formação da bacia do rio Imbassaí e sobre as plantas nativas. A equipe teve o auxílio de agentes ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que distribuíram materiais como luvas e sacolas plásticas para recolher o lixo jogado na mata.

Um dos guias da trilha foi o biólogo da Universidade Federal Fluminense (UFF) Dacio Vivas, que também coordena a ONG Rede de Reservas Legais das Nascentes do Imbassaí, cujo objetivo é a consolidação da preservação da área de grota onde nasce o rio. “Esta é uma área já incluída no projeto das unidades de conservação municipais, mas é preciso que tenham respaldo junto à população. Este será o nosso foco nesta parceria com a prefeitura”, ressaltou Dacio. Para o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Marcos Lacerda, o trabalho deve servir de referência para a região.

Mais ações ambientais

Outras escolas também programaram ações voltadas à sustentabilidade no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nesta quarta-feira (17/06), a Escola Municipal Joaquim Eugênio, na Mumbuca, fará um plantio de mudas com a utilização de garrafas pet. A atividade é parte da pesquisa realizada sobre formas de reciclagem desse material e os alunos vão apresentar e discutir questões de sustentabilidade em torno do que conseguiram levantar.

“As escolas estão empenhadas em desenvolver o que há de melhor em projetos envolvendo esse tema tão importante para a formação de um cidadão consciente de sua responsabilidade com o meio ambiente”, afirma a secretária de Educação, Marta Quinan. Em outra escola, a João da Silva Bezerra, na Barra de Maricá, a programação será aberta às 9h com a orquestra juvenil da unidade. Ali, cada sala escolheu um tema, como água ou a criação de brinquedos e outros objetos à base de materiais reciclados. Os trabalhos serão abertos à comunidade, uma forma de trazer a população e conscientizá-la.

Já na E.M. Alfredo Nicolau, no bairro Marquês de Maricá, a ação será focada no lixo doméstico. Segundo a direção, contêineres serão instalados permanentemente para a coleta seletiva de plástico, vidro, metal e papel. Também nesta quarta-feira a programação inclui oficinas nas quais se aprende a transformar caixas de leite tipo longa vida em obras de arte, produção de mini horta e mini jardim, uso de jornais e garrafas pet, produção de jogos ecopedagógicos, apresentação de livros de receitas com reaproveitamento de alimentos, gibis com temas ambientais e a produção de sabão reciclado, entre outras atividades.