Passeio ciclístico em Maricá celebra Dia Mundial sem Carro

0
1177
Passeio mobilizou ciclistas no Dia Mundial Sem Carro.

Deu pedal. O passeio ciclístico promovido na manhã do último sábado (22/9 – Dia Mundial Sem Carro) pela Associação Comercial de Maricá, com o apoio da secretaria municipal de Turismo, rendeu bons resultados iniciais, segundo os organizadores. “A intenção é incentivar o uso da bicicleta por jovens e pessoas da terceira idade. Mas a cidade precisa estar preparada para isso também”, explicou o presidente da ACM, Adelio S. Silva, que acredita na possibilidade de humanização do trânsito nos ambientes urbanos.

A ideia de organizar o evento surgiu depois que Marta Felizardo Silva, que trabalha na entidade, criou o blog Maricá Bike para divulgar o movimento em favor do uso da bicicleta mundo afora. “Em um mês de existência, a gente obteve o maior sucesso, mobilizou um pessoal interessado e estou muito feliz com essa primeira iniciativa, ainda tímida, mas importante”, conta Marta.

Os ciclistas saíram da praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e foram até o final de Araçatiba. No retorno, um sorteio premiou os participantes com brindes doados pelos patrocinadores. Hérick Letelba, que completou 15 anos no dia do evento, ganhou uma bicicleta. Porém, o espírito de solidariedade falou mais alto: “Achei melhor que saísse para quem precisa mais”, disse. O beneficiado foi o garoto Flávio Gabriel Martins da Silva, de nove anos, que fez o trajeto acompanhado do avô José Luiz Braz Pereira, 57.