Bilhete Único completa seis meses beneficiando mil estudantes de Maricá

Perto de completar seis meses de implantação, o Bilhete Único instituído pela prefeitura representa um ganho efetivo de qualidade para universitários e alunos de cursos técnicos que estudam em instituições de ensino fora de Maricá. O programa já beneficia 1000 jovens (920 universitários e 80 de cursos técnicos) moradores da cidade que economizam nas passagens em viagens de casa para universidades e escolas técnicas da Região Metropolitana. Os créditos são depositados para serem usados em período letivo – por isso não são feitas recargas em meses de férias, como em julho – e interrompidos em períodos nos quais as aulas são suspensas por algum motivo, como ocorreu durante a recente greve das universidades federais.

Criado para substituir os antigos ônibus universitários que transportavam 348 estudantes, o BU garantiu maior mobilidade e flexibilidade. Com o Bilhete Único, duas passagens no intervalo de até duas horas e trinta minutos custam apenas R$ 4,95 – desde que uma delas seja em transporte municipal. Cada cartão é recarregado mensalmente pela Prefeitura com créditos de até R$ 217,80, dependendo do saldo de cada cartão. Além da racionalização do gasto, segundo a Secretária de Assistência Social, Laura Maria, o modelo impõe que os bilhetes sejam utilizados com a finalidade de deslocamento para atividades de aprendizado. “O programa foi criado para dar autonomia ao estudante de chegar à faculdade ou escola técnica sem que fique preso aos horários fixos dos antigos ônibus universitários”, explica Laura.

Ainda de acordo com a secretária, o controle das recargas é rígido e permite que a Prefeitura fiscalize a aplicação do dinheiro investido pelo erário. Por conta disso, a tecnologia dos cartões garante à prefeitura saber como cada um é utilizado. "Acompanhamos os dias, horários, trajetos e linhas de transportes utilizados em cada cartão", afirma Laura Maria. "A recarga mensal é feita de acordo com o saldo. Ou seja, se o usuário usar R$ 150 dos R$ 217,80 num determinado mês, a prefeitura apenas completa o valor na recarga seguinte”, acrescenta, antes de lembrar que a recarga não foi feita em julho por ser mês de férias. “Também não fizemos para estudantes de universidades federais no período de greve, já que o Bilhete Único só deve ser utilizado no transporte para as faculdades”, finaliza. O programa tem o apoio dos estudantes. Em pesquisa realizada pela prefeitura em 2011, 86% aprovaram a mudança dos ônibus universitários para o Bilhete Único.