Prefeitura começa a fazer o piso da ponte de Barra de Maricá

Vigas dos dois primeiros trechos da ponte de Barra foram colocados semana passada - Foto: Fernando Silva

Os primeiros 70 metros da ponte de Barra de Maricá vão receber camadas de concretagem esta semana. As oito vigas de sustentação – com 30 toneladas e 35 metros de extensão cada – foram colocadas nos dois primeiros trechos, no acesso pelo cruzamento da Avenida Central com a Rua João Joaquim da Costa. A operação, que contou com dois caminhões e dois guindastes, aconteceu nas duas últimas semanas.

Os operários da Premag, empresa contratada pela prefeitura, também colocaram as placas de concreto entre as vigas. Nesta etapa, as placas, que servirão de piso, serão fixadas com concreto. Quarenta e cinco funcionários trabalham na construção da ponte, que terá 172 metros de extensão e integrará os bairros Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra com o Centro.

Cada pilar da ponte da Barra de Maricá terá cerca de 6,90 metros de altura e o vão central (sob o qual ficará o futuro canal com vazão controlada por comporta para renovar a água das lagoas), terá 32,5 metros de comprimento. A prefeitura pretende ainda urbanizar o entorno da nova estrutura, com colocação de calçamento, instalação de quiosques, postes, lixeiras e bancos, além do plantio de árvores.