Congresso de Jornalismo em Maricá discute desenvolvimento sustentável no Estado do Rio

A questão ambiental dominou os debates do 4º Congresso Estadual de Jornalismo, que ocorreu entre sexta (29/6) a domingo (01/7) no Centro Recreativo da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (ASSEFAZ) e reuniu profissionais do setor e estudantes de diversos municípios fluminenses.

Nos dois primeiros dias do evento, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ) em parceria com a Prefeitura Municipal de Maricá, houve palestras com personalidades ligadas à defesa do meio ambiente e, no domingo, os congressistas puderam visitar diversos locais da cidade, como o bairro do Espraiado.

A abertura ocorreu às 20 horas de sexta com a apresentação do jornalista Assuéres Barbosa. Depois da audição do Hino Nacional Brasileiro, foram convocados os participantes da Mesa Diretora: o presidente do SJPERJ, Continentino Porto; a vice-presidente Dulce Tupy; a secretária municipal de Comunicação Social de Maricá, Alba Valéria Teixeira; o secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente (representando o prefeito de Maricá, Washington Quaquá); e o diretor jurídico do SJPERJ, Sérgio Caldieri.

Depois de credenciarem-se e acomodar a bagagem nos alojamentos, foi a vez da confraternização. Muitos não se viam há algum tempo e mesmo os que não se conheciam reuniram-se para conversar sobre os mais variados assuntos, em especial os ligados ao jornalismo.

Prêmio de Jornalismo Ambiental

Depois de agradecer a presença de todos, foi anunciado pelo presidente do sindicato, Continentino Porto, a realização, em breve, do “Prêmio Chico Mendes” de Jornalismo Ambiental e também a organização de cursos do setor, com bolsa para o vencedor da premiação. O jornalista Vilmar Berna, Prêmio Global 500 de Meio Ambiente, falou sobre o tema central do encontro: “Jornalismo, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no Estado do Rio de Janeiro”.

– O tema do congresso deste ano nos é grato pela própria dinâmica do que estamos imbuídos. O prêmio Chico Mendes é um estímulo a jornalistas e estudantes de Comunicação, além de ser um ato de reconhecimento ao homem que entendeu que a luta dos seringueiros da Amazônia era a luta de toda a humanidade. A Amazônia abrange oito países da América do Sul e tem um regime de chuvas, que inclui os ‘rios aéreos’ e é responsável pelo clima de todo o Brasil. É uma responsabilidade de todo o planeta cuidar desse sistema e mantê-lo funcionando bem. Estamos trabalhando com a ideia do concurso, que será lançado em breve,” declarou Vilmar.

Os componentes da mesa diretora agradeceram a presença de todos. Foi mencionada a participação da equipe da Secretaria de Comunicação de Maricá, “um apoio importante para a realização deste Congresso”, comentou o presidente. A vice-presidente do SJPERJ, Dulce Tupy, disse que, perseguida pela ditadura militar, morou em Cubatão (SP) durante anos, e, lá, apreendeu a necessidade de se viver com qualidade e dignidade.

“Aquilo não era vida, era subvida, sem saúde, sem alegria, sem dignidade humana. Foi um aprendizado a duras penas. Que maravilha quando pude retornar à minha terra, ao meu Estado do Rio”, declarou.

A secretária de Comunicação de Maricá, Alba Valéria saudou o encontro como “um fato importante para a categoria" e ressaltou que "eventos que discutam temas sociais, o papel da mídia e a capacitação do profissional têm de acontecer com maior freqüência”.

O secretário de Turismo, Amaury Vicente, declarou que “Maricá se sente honrada em receber um evento deste nível. Abordando o tema do evento, quero dizer que temos o projeto de implantar uma rede hoteleira em área verde que está sendo autorizada pelo IBAMA, sem prejuízo do seu entorno, inclusive dos pescadores artesanais. Temos outros projetos, como o Espraiado, que vocês conhecerão no domingo”, completou.

No dia seguinte, o tema foi retomado na mesa composta pelos jornalistas Ernesto Galiotto (também ambientalista) e Milena Almeida (responsável pelo site oficial da Agenda 21) e pelo subsecretário de Meio Ambiente de Maricá, Tiago de Paula, além de ter novamente as presenças de Dulce Tupy e Vilmar Berna. A mesa foi montada logo após a leitura do regimento do congresso.

O destaque do dia foi a palestra ministrada pro Tiago de Paula, que mostrou os avanços obtidos pelo município no setor nos últimos anos. Ele destacou a criação da unidades de conservação das serras de Maricá, o encontro e catalogação de espécies animais ameaçadas de extinção (algumas dadas como já extintas) e a retirada do antigo lixão do bairro do Caxito.

À tarde foram escolhidos os cinco delegados (um deles estudante) para o congresso nacional da categoria, marcado para Rio Branco, no Acre, entre os dias 7 e 11 de novembro. O local do próximo congresso estadual ainda será definido (estão cogitadas as cidades de Angra dos Reis e Rio das Ostras). O evento foi encerrado com uma homenagem ao jornalista João Bosco Gaspar, que recebeu um diploma de honra ao mérito pelos anos de serviços prestados ao jornalismo.