São Pedro em Araçatiba, arraial em Itaipuaçu e no Flamengo

O bairro de Araçatiba faz a sua tradicional homenagem ao Príncipe dos Apóstolos, na Festa do Glorioso São Pedro. As festividades, iniciadas no dia 20/06 com as novenas, prosseguem no dia 29/06, sexta-feira, com a alvorada marcada para as 6h, seguida de um café da manhã compartilhado entre os devotos e quem mais comparecer. No dia seguinte, às 19h, vem o grande momento: a procissão que sai da capela em direção à Praça Tiradentes, retornando depois ao ponto de partida. Em seguida, às 20h, os fiéis acompanham a missa solene em homenagem ao santo. O dia é encerrado com um show da banda de forró pé-de-serra Pimenta do Reino, no palco montado em frente à igreja.

A programação do evento, que conta com o apoio da Prefeitura através da secretaria de Turismo e Lazer, prossegue no dia seguinte, 30/06, com os pescadores que acompanham em suas embarcações a procissão pela lagoa, com saída marcada para as 16h, em frente ao Bar do João Português, em Itapeba e encerramento no atracadouro diante do hotel Jangada, já em Araçatiba. A imagem será recebida pela banda Tambores de Ouro, que conduzirá a procissão até a capela, onde a missa será iniciada às 17h30. Às 19h00 a quadrilha da Melhor Idade se apresenta e a noite prossegue com a banda Forró Brasil e o show da cantora Jô Borges.

Já em Itaipuaçu, as festividades começam no dia 06/07, com um arraial na Praça dos Gaviões. O evento, também apoiado pela Prefeitura, tem em sua programação bandas de forró como a Vetter e outras atrações. Para a criançada, a diversão estará garantida no parque temático instalado no local.  O Arraiá de Itaipuaçu prossegue até o dia 15/07, e terá ainda concurso de quadrilha e muitas barracas com bebidas e comidas típicas. A praça fica na Avenida Um.

O mês de festas em Maricá continua com o Arraiá do Bicho, nos dias 06/07 a 08/07, na Pracinha do Flamengo. A festa, que movimenta o bairro desde 1990, terá também as tradicionais barraquinhas com bebidas e comidas típicas. No dia 06/07, a banda Tá Tudo em Casa sobe ao palco para animar a noite. No dia seguinte, será a vez do Forró Brasil. A festa será encerrada em 08/07 com a dupla sertaneja Jivam e Junior e a banda Garotos sem Preconceito.