Certificados e laudos dos bombeiros serão emitidos em Maricá

Parceria prevê ciclo de palestras para aproximar a população dos serviços oferecidos pelos bombeiros

Serviço passa a fazer parte do programa municipal Seja Legal

A partir de agora, os contribuintes de Maricá poderão retirar laudos e certificados do Corpo de Bombeiros sem sair da cidade. A prefeitura e a corporação acertaram no fim da tarde desta terça-feira (29/05) a parceria e os documentos poderão ser emitidos no posto do Corpo de Bombeiros do município (na Rodovia RJ-106, km 28,5, Colina). Antes os certificados somente eram emitidos no batalhão de Niterói.

O serviço passa a ser oferecido em Maricá a partir da próxima segunda-feira (04/06), sempre duas vezes por semana, às segundas e quartas. O horário de atendimento vai das 8h às 11h e das 13h às 17h. Segundo o comandante do 3º GBM em Niterói, tenente-coronel Aurélio Pereira de Carvalho, o prazo para a emissão dos certificados é de 30 dias úteis. O documento é necessário para imóveis comerciais e residenciais (prédios e condomínios de casas) para liberação de habite-se e alvará de funcionamento, que são emitidos pela prefeitura.

Para o secretário Municipal de Fazenda, Roberto Santiago, o objetivo da parceria é possibilitar que os contribuintes tenham acesso aos serviços e informação quanto às exigências dos bombeiros. “Estamos agilizando os processos para garantir a segurança da população, já que grande parte dos imóveis da cidade ainda não possuem o certificado dos bombeiros”, disse Santiago.

Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura vai incluir em sua página oficial na internet (www.marica.rj.gov.br) o link para o site do 3º GBM(www.cbmerj.rj.gov.br) e divulgar o serviço em ações como a Prefeitura Itinerante. “Vamos fazer também um ciclo de palestras para levar os serviços dos bombeiros mais perto da população”, acrescentou o tenente-coronel Aurélio Pereira de Carvalho. Mais informações pelos telefones 2637-2662 ou 2637-3860.

Além do comandante e do secretário, participaram da reunião o subcomandante do batalhão de Niterói, major Pedro Ferreira; o comandante do 2º Destacamento do Corpo de Bombeiros de Maricá, major Wendel Carlos; e o secretário interino de Defesa Civil, coronel Jorge Braga.

A parceria integra as ações do programa municipal Seja Legal, que, por meio do Empresa Mais Fácil (www.marica.rj.gov.br/empresa), legaliza os imóveis comerciais da cidade.