Expectativa em Maricá para o "Dia do Desafio"

Procisão atraiu a atenção dos moradores de bairros como Pindobal e Manoel Ribeiro

O Dia do Desafio (30/05), evento de incentivo à prática regular de atividades físicas, vai agitar mais uma vez a cidade de Maricá. Não tem inscrição nem contraindicação. Qualquer pessoa pode participar com um único objetivo: praticar 15 minutos de exercícios físicos. O evento, realizado em todos os países do Continente Americano, é promovido pelo SESC e terá o apoio da Prefeitura na cidade.

Nos espaços públicos do município (praças, escolas, núcleos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade e academias ao ar livre) haverá postos montados pela prefeitura com recreadores para registrar o número de participantes. Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o evento propõe que as pessoas interrompam a rotina e adotem um estilo de vida mais ativo em benefício da saúde.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma espécie de competição proposta pelo projeto, para que cada município mobilize o maior porcentual de pessoas em relação ao total de habitantes. Pelo regulamento, Maricá, que possui 127 mil habitantes, foi sorteada para disputar com o município de Brusque (SC), com 105 mil moradores. As cidades inscritas são distribuídas em sete categorias. No nível 1, são reunidos municípios com até 9.999 moradores. A última categoria é para cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

Vale praticar qualquer tipo de exercício físico, como caminhada, ciclismo, alongamento, corrida, gincanas e jogos, aulas de dança, ginástica, hidroginástica, judô, capoeira, karatê, jiu-jitsu, natação, atletismo, futebol, basquete, vôlei, entre outros.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá durante um rigoroso inverno, em 1983, quando o prefeito de uma cidade do interior daquele país sugeriu que todos caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo para aquecer o corpo, mesmo com os termômetros marcando 20 graus negativos.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa Dia do Desafio. Em 1995, o projeto foi realizado pela primeira vez no Brasil e acontece todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, assim como nos demais países que aderiram à iniciativa.