Seletiva de Tiro com Arco realizada em Maricá garante classificados para Pré-Olímpico

O arqueiro Gustavo Trainini está confiante para a etapa seletiva a ser realizada em Maricá. Fotos: Fernando Silva.

O centro de treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco de Maricá (CBTarco) foi palco neste fim de semana (5 e 6 de maio) da seletiva nacional masculina do esporte. Os arqueiros Gustavo Trainini (2.613 pontos), Bernardo Oliveira (2.598 pontos) e Daniel Xavier (2.568 pontos) se classificaram para disputar a vaga olímpica por equipes na Copa do Mundo de Ogden, nos Estados Unidos, que será disputada na cidade de Utah, entre os dias 18 e 24 de junho.

O atleta Gustavo Trainini, de 34 anos, da Sociedade de Ginástica Porto Alegrense (Sogipa), garantiu a primeira colocação na seletiva, que contou com a participação de 12 atletas profissionais. Outra vitória do arqueiro foi quebrar o recorde brasileiro na competição. Antes, a pontuação máxima havia sido de 663 pontos. O atleta da Sogipa superou este feito ao fazer 667 pontos.

Feliz com a conquista, Trainini agora têm novos desafios. O atleta precisa repetir o bom desempenho para garantir a vaga individual e por equipes nos Jogos Olímpicos de Londres. Bernardo e Daniel, que serão seus aliados na competição por equipes, também serão os seus principais rivais na luta individual, visto que, conforme determinação da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, apenas o melhor brasileiro da competição (seja qual for o resultado) será classificado para os jogos Olímpicos de Londres.

– “Estou muito satisfeito com o resultado obtido, mas essa foi apenas uma batalha vencida. Tenho que continuar treinando para buscar a classificação para Londres”, destacou o arqueiro que participou das Olimpíadas de 2008, em Pequim.

Há oito anos como profissional, Trainini confessou que somente após sua formação como biólogo pode se dedicar exclusivamente ao esporte devido aos altos custos para formação de um arqueiro profissional. “O Tiro com Arco exige um investimento muito alto o que impediu que na infância pudesse me dedicar a esse esporte. Fico feliz ao saber que a Prefeitura de Maricá possui em projetos esportivos de formação de novos atletas”, frisou.

Numa parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, a prefeitura oferece aulas de tiro com arco em quatro escolas da rede municipal (Joana Benedicta Rangel, no Centro; Amanda Penna, no Bananal; Darcy Ribeiro, em Inoã; e Caic Elomir Silva, em São José de Imbassaí). A iniciativa visa descobrir novos talentos e formar uma nova geração de arqueiros profissionais aptas, inclusive, para tentar disputar os jogos olímpicos do Rio em 2016.