Casa da 1ª à 3ª Idade oferece técnica milenar para tratamento de dores

Objetivo da Reflexologia é minimizar a dor e trazer um pouco mais de conforto para os pacientes. Fotos: Fernando Silva

Uma nova atividade está movimentando a Casa da 1ª à 3ª Idade, projeto mantido pela Prefeitura de Maricá e que oferece, gratuitamente, atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer para todas as idades. Trata-se da Reflexologia, uma técnica milenar de tratamento de dores corporais, stress ou até depressão, por meio de estímulos em áreas específicas do corpo, associadas à origem, por exemplo, de dores de cabeça, na coluna ou de problemas crônicos, como pressão alta.

Com poucas semanas de implantação, o resultado não poderia ser melhor. Atualmente, estão sendo atendidas, em média, 30 pessoas por semana.

Irene Nunes da Silva, 66 anos, fez recentemente sua primeira sessão e já sentiu os benefícios da técnica. “Tenho artrite e artrose e sofro com crises horríveis. Somente com uma sessão, já senti melhora”, destacou Irene. Outra usuária que destacou os benefícios da reflexologia foi Geane Alves Castilho, de 69 anos. “Há uns dez anos, tive um AVC (acidente vascular cerebral) e por conta disso sinto dor e uma forte dormência nos pés e mãos. Com esse tratamento, a dor está mais controlada, quase imperceptível”, salientou Geane.

Em sessões de, em média, 20 minutos, o terapeuta holístico Luiz Gabriel dos Santos inicia as sessões buscando conhecer os problemas que afligem cada paciente. “Nosso objetivo é minimizar a dor e trazer um pouco mais de conforto para essas pessoas. Conhecendo o histórico clínico delas, posso manipular o ponto correspondente com a técnica adequada. A pressão recebida pelo pé e orelha envia sinais que equilibram o sistema nervoso e que liberam substâncias químicas, como a endorfina, que reduzem o stress e dores”, destacou o terapeuta, que realiza a reflexologia podal (pés), auricular (orelha) e também shiatsu.

Após a higienização do local com álcool, o tratamento consiste na manipulação e colocação de semente de mostarda em pontos correspondentes ao órgão afetado. O paciente deve ficar com a semente coberta com um esparadrapo durante cinco dias e, diariamente, estimular e pressionar o local.

O tratamento está sendo oferecido gratuitamente na sede da Casa da 1ª a 3ª Idade, no Centro, às sextas-feiras, e também no espaço de Itaipuaçu, recém-inaugurado, às quintas-feiras.

Ligado à secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a Casa da 1ª a 3ª Idade, atualmente, atende, gratuitamente, 3.800 pessoas com aulas de dança, lutas, artesanato, inglês, música, yoga, hidroginástica e natação, entre outras. Além dos espaços no Centro e Itaipuaçu, existem sete núcleos do projeto (em Bambuí, Guaratiba, Inoã, Itapeba, Ponta Grossa, Ponta Negra e São José de Imbassaí). A proposta do projeto é permitir a integração de alunos de diferentes gerações.

Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever na sede principal da Casa da 1ª à 3ª Idade, na Rua Clímaco Pereira, 269, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. É necessário apresentar cópias do CPF e RG, comprovante de residência, atestado médico (original e duas cópias) e duas fotos 3 X 4. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-0589.