Começa montagem da nova ponte da Mumbuca

0
1323
Primeira etapa da montagem será colocação das vigas de sustentação. (Foto: Clarildo Menezes)

A montagem da nova ponte da Mumbuca, uma das obras mais aguardadas pela população de Maricá, está sendo iniciada nesta semana. O trabalho recebeu sinal verde depois que a concessionária de energia elétrica Ampla começou a retirada dos fios e cabos da rede que abastece o bairro da Mumbuca e parte do centro da cidade. O remanejamento foi necessário para possibilitar a movimentação de maquinário pesado no local.

De acordo com os operários, a primeira etapa será a colocação das vigas de sustentação da ponte, que já estão na margem do rio. Para isso, uma grande estrutura metálica está sendo montada para auxiliar a operação, prevista para durar cerca de uma semana.

Ao final desta etapa, será trazida para a cidade a peça de concreto que será a pista de rolamento da ponte. Segundo os técnicos, após o encaixe das duas estruturas, será feito o rejuntamento para garantir a fixação das peças pré moldadas. Sem interrupções, o cronograma prevê a conclusão dos trabalhos até o fim de abril.

A nova ponte terá cerca de 4,20 metros de altura, dez centímetros a menos que a antiga peça, que foi retirada do local em dezembro, após ficar interditada ao trânsito de veículos desde as chuvas de abril de 2010, quando teve sua estrutura comprometida por causa das enchentes. A intervenção está sendo executada com recursos da verba emergencial de R$ 10 milhões, liberada no ano passado pelo Ministério da Integração Nacional e gerida pelo governo do Estado, responsável também pela contratação da empresa.