Prefeitura de Maricá cria Bilhete Único para universitários

1980

Os estudantes de Maricá que se deslocam diariamente para universidades fora do município vão economizar nas passagens. Para garantir mais mobilidade, a prefeitura criou o Bilhete Único Universitário de Maricá e investiu R$ 100 mil na aquisição de 500 cartões. Os bilhetes serão entregues nos próximos dias pelo prefeito Washington Quaquá.

A cidade é a primeira na Região dos Lagos a elaborar este projeto que vai permitir ampliar o número de pessoas que recebem auxílio para o transporte universitário. Até agora, três ônibus da prefeitura transportavam diariamente 348 alunos para cidades da Região Metropolitana. A partir da próxima semana, eles e outros 87 estudantes cadastrados na secretaria de Assistência Social estarão com os cartões em mãos.

Para o prefeito de Maricá, a mudança trará mais liberdade e autonomia aos estudantes. “Eles poderão sair de casa a hora que quiserem e não ficarão presos aos horários dos antigos ônibus universitários”, explicou. “É um avanço importante para a nossa cidade e um estímulo à formação universitária”, completou.

Cada cartão será recarregado mensalmente pela Prefeitura com créditos de R$ 217,80. Com o Bilhete Único Universitário, duas passagens no intervalo de até duas horas e trinta minutos custam apenas R$ 4,95 – desde que uma delas seja em transporte municipal.

A criação deste programa da prefeitura teve apoio da maioria dos estudantes. Em uma pesquisa da Secretaria de Assistência Social, realizada em 2011 entre os dias 20 de junho e 09 de novembro, 86% dos entrevistados (de um total de 460 alunos) aprovaram a mudança dos ônibus universitários para o Bilhete Único Universitário.

O próximo passo é estender a distribuição dos cartões a estudantes de cursos técnicos. “Compramos 500 unidades justamente porque outros universitários estão se cadastrando para obter o benefício e porque queremos atender também a formação técnica, tão importante para o crescimento do país”, esclarece Quaquá. “Já estamos estudando a compra de mais 500 cartões”, antecipou o prefeito.

Na próxima segunda-feira (19/03), a Secretaria Municipal de Assistência Social abre um novo cadastro desta vez para os universitários que estudam no Rio de Janeiro e estudantes de cursos técnicos de qualquer cidade.

Os interessados devem comparecer na Rua Domício da Gama, 386, no Centro, com documentos pessoais (identidade, CPF, comprovante de residência e grade curricular), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone 3731-2287.