Prefeito garante 3 mil apartamentos populares em Maricá

Em Inoã, os apartamentos serão destinados às pessoas que recebem até 3 salários mínimos

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, assinará na próxima segunda-feira (13/02), às 15h, na direção regional da Caixa Econômica Federal, em Niterói, a carta de intenções destinada à construção no município de cerca de 3 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Pelo documento, o prefeito obtém o compromisso do governo federal de investir na cidade R$ 184,7 milhões para erguer dois condomínios com apartamentos de 40m² e dois quartos. Serão 1.460 unidades no distrito de Inoã e 1.472 em Itaipuaçu. A previsão da construtora é que os imóveis estejam prontos no final de 2013.

Cerca de 2.000 empregos diretos e indiretos serão gerados na cidade. As unidades de Inoã, que vão ser doadas pela prefeitura a famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos, serão construídas com objetivo de reduzir tanto o déficit habitacional quanto o ambiental, já que são destinadas à parcela da população que vive às margens do complexo lagunar da cidade ou de córregos como o que corta o Bairro da Amizade.

"Prometi construir 1.500 casas e estou fazendo o dobro. Estamos dando o bem maior para 3 mil famílias pobres, que é seu teto, sua casa própria", celebra o prefeito Washington Quaquá. "Só quem morou em um barraco como eu sabe a emoção que é isso", completou, lembrando sua origem humilde.

Os apartamentos serão erguidos pela construtora Sertenge, vencedora da licitação realizada em dezembro de 2011, com recursos do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo a construtora, os dois condomínios serão dotados de estação de tratamento de esgotos própria e o fornecimento de água está garantido em documento firmado pela própria Cedae junto à empresa.

Já as unidades de Itaipuaçu serão de apartamentos para financiamento, também sob responsabilidade da mesma construtora. A participação da Prefeitura nesse modelo se deu no sentido de dar celeridade aos processos de licenciamento da área adquirida pela Sertenge, que erguerá os prédios e fará sua comercialização com os recursos repassados igualmente pelo programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, dentro do Fundo de Arrendamento Residencial.