Fundação Darcy Ribeiro realiza palestra para professores da rede municipal

Laurinda Barbosa, da Fundação Darcy Ribeiro, apresentou o Programa Professores na Rede a educadores de Maricá

Os educadores da rede municipal de ensino de Maricá conheceram nesta quinta-feira (02/02) o Programa Professores na Rede, projeto da Fundação Darcy Ribeiro que vai ensiná-los a utilizar ferramentas tecnológicas nas salas de aula. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Ondina de Oliveira Coelho, no Centro.

Esta ação faz parte da iniciativa de inclusão digital da prefeitura, iniciada em 2011 com a entrega dos 14 mil netbooks aos alunos das escolas municipais. Nesta segunda fase, os profissionais de ensino também serão contemplados com os computadores portáteis e irão fazer um curso com técnicas pedagógicas para explorar ao máximo os netbooks no aprendizado dos estudantes.

A formação continuada será oferecida pela fundação, em parceria com a prefeitura, no inicio de março aos professores, orientadores pedagógicos e diretores. Outra novidade do projeto é o aluno monitor. A Secretaria de Educação vai selecionar 40 alunos do nono ano do Ensino Médio para fazer este curso de formação no final deste ano. Os monitores vão atuar como agentes multimídias a partir de 2013 em 18 colégios municipais, que serão os núcleos de mídia do programa.

– As escolas precisam estar inseridas no mundo digital. O objetivo é sensibilizar professores e ajudá-los a ampliar o conhecimento para utilizar os netbooks como uma verdadeira ferramenta de ensino – destacou a subsecretária de Educação, Mariane da Fonseca.

A assessora técnica da Fundação Darcy Ribeiro, Laurinda Barbosa, explica que os novos monitores vão aprender a trabalhar diversas ferramentas tecnológicas como cineclubes (seleção de filmes com debates sobre diversos temas para estimular alunos a elaborar projetos educacionais) nas escolas, blogs, sites e redes sociais.