Obras em Itaipuaçu mudam a cara do distrito

Moradores já podem transitar pela Estrada de Itaipuaçu no trecho da Rua 28 e Recanto

O tempo de dificuldades de acesso à região de Itaipuaçu está definitivamente ficando para trás. Essa nova realidade pode ser comprovada por quem transita pela Estrada de Itaipuaçu que, mesmo ainda recebendo as camadas definitivas de asfalto e alguns trechos funcionando no sistema ‘pare e siga’, já está plenamente transitável entre a Rua 28 e a Recanto, trecho cuja recuperação é de responsabilidade da Prefeitura de Maricá – a parte inicial está sendo feita pelo Governo do Estado, através do programa “Somando Forças”.

Na Rua Professor Cardoso de Menezes, conhecida como Rua Um, segue o trabalho de preparação para que a via também receba seu asfalto definitivo, o que está previsto para a próxima semana. A obra, de R$ 23 milhões, prevê a cobertura de 13 km de ruas e nela está sendo usada uma recicladora, tipo de equipamento empregado em vias de alta densidade de tráfego – que requerem solução tão forte quanto duradoura.

Os responsáveis pela Equipav, contratada pelo município para a obra, dizem que o material do piso que está sendo empregado também é o mesmo utilizado em rodovias e, além de asfalto, tem restos de pneus na composição, de forma a ganhar elasticidade. A espessura dessa camada é proporcional ao volume do trânsito local. No caso de Itaipuaçu, a construtora recebeu da Prefeitura uma especificação bem acima da média normal para garantir que a cobertura permaneça por tempo indeterminado.