Prefeitura investe R$ 6 milhões em cinco mil novos pontos de luz

Ampliação da rede de iluminação pública começa em janeiro

A partir de janeiro de 2012, a Prefeitura de Maricá vai investir R$ 6 milhões na instalação de cinco mil novos pontos de iluminação pública, além de reforçar o trabalho de manutenção do serviço. A subsecretaria de Energia e Iluminação Pública já concluiu a licitação da empresa que fará a instalação das novas luminárias e, agora, aguarda a conclusão da compra dos equipamentos.

Dezenas de ruas vão receber os novos pontos de luz, aumentando a sensação de segurança e beneficiando milhares de moradores. “Hoje, Maricá possui 25 mil pontos de iluminação, com abrangência de cerca de 70% do município. Isso significa que 90 mil residências possuem luz nas ruas”, declarou o subsecretário municipal de Energia e Iluminação Pública, Adelso Pereira. “Em 2011, instalamos lâmpadas metálicas e luminárias decorativas em diversos bairros e em pontos turísticos do município”, concluiu.

Balanço positivo

Segundo relatório da subsecretaria, este ano foram instalados pontos de luz em localidades como a orla da Lagoa de Araçatiba, na orla da Praia da Barra, no Centro de Maricá, no Centro de Inoã, no Calçadão de Inoã, na orla de Itaipuaçu (Ruas 70 e 71), na Praça da Rua 70 e na Praça da Rua 111. Todos as ruas que estão sendo pavimentadas pela Prefeitura nos bairros da Barra, Caxito, Estrada de Cajueiros e Estrada de Itaipuaçu também receberão iluminação pública.

Melhorias

Em 2010, a Prefeitura comprou, com recursos da COSIP  (Contribuição para o Sistema de Iluminação Pública) um caminhão para manutenção da rede de iluminação pública do município. O investimento permitiu uma redução de custos no serviço de manutenção e, como consequência, mais verbas para investimentos na compra de novas luminárias, por exemplo. “Estamos contratando, através de licitação, uma nova empresa que trabalhará diariamente com quatro equipes na manutenção da rede de iluminação da cidade. Vamos reduzir drasticamente o tempo de atendimento, ressaltou Adelso.

A Subsecretaria Municipal de Energia e Iluminação Pública fica na Rua Álvares de Castro, 394, Centro. Os telefones de contato são: 2637-8934 e 2637-3640.