ENPACS inicia capacitação em Maricá

Capcitação termina nesta quinta-feira no Rotary Clube de Maricá

Foi aberto nesta terça-feira (4/10) no Rotary Clube de Maricá, no Caxito, o seminário de capacitação da Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS) do Ministério da Saúde. O objetivo é capacitar os profissionais de Nutrição que atuam principalmente na área da atenção básica em saúde. Membros das secretarias municipais de Saúde e Educação participam das palestras, que terminam nesta quinta-feira (6), sempre das 9h às 17h.

Nos três dias, o curso será conduzido pela professora da Faculdade de Nutrição da UFF, Enilce de Oliveira Sally. Segundo ela, os profissionais que se capacitarem durante o evento vão se tornar tutores em alimentação saudável nos seus ramos de atuação. Por isso, as palestras são direcionadas a quem tem formação superior em Nutrição ou em aleitamento materno.

Na abertura, o presidente do Rotary Clube de Maricá, David Mendes Neves, deu as boas vindas aos participantes. Outras palestrantes são as doutoras Angelita Nascimento (supervisora do evento e coordenadora de Nutrição da ATAN/RJ), Conceição Salomão (Governo do Estado e Secretaria de Saúde de Teresópolis) e a professora Dra. Patrícia Costa (Conselho Regional de Nutrição, professora de Saúde Coletiva do UNIPLI).

A previsão é que 20 profissionais serão capacitados, sendo 10 de Maricá e outros 10 de municípios como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Teresópolis, Belford Roxo e Rio de Janeiro. As nutricionistas Elisa Simas e Elisabete Rocha, coordenadoras do Programa de Nutrição “Bolsa Família na Saúde”, que atende a mais de seis mil famílias no município, participam da coordenação do evento.

Crianças saudáveis – A alimentação complementar saudável consiste em uma dieta composta por purês e papas de verduras, legumes e  frutas, ricas em vitaminas e sais minerais, dos seis meses a um ano, fase importante de adaptação da criança a uma dieta que leva a formação de um organismo mais resistente orgânica e psicologicamente para o contato exterior com o mundo.