Inscrições para concurso de redação sobre casa de Darcy Ribeiro continuam abertas

A casa que tanto alegrou o antropólogo e político Darcy Ribeiro é tema de um concurso de redação promovido pela Secretaria Municipal de Educação.  Construída pelo arquiteto Oscar Niemeyer, passa atualmente por um trabalho visando restaurá-la, que sugeriu aos idealizadores do evento o assunto a ser desenvolvido nos textos dos participantes: “A importância da restauração da casa do professor Darcy Ribeiro para Maricá, o Brasil e o Mundo”.

Alunos regularmente matriculados em uma escola do município (particular ou pública) do Ensino Fundamental e Médio, do EJA e também professores podem e devem ousar a letra e escrever o que pensam a respeito de se restaurar o lugar onde morou importante figura do cenário político-cultural brasileiro. O vencedor de cada uma dessas três categorias receberá um computador como prêmio.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de setembro. Veja abaixo informações detalhadas no regulamento do concurso.

…………………………………………………..

1- DO CONCURSO:

a) O Concurso de Redação "A importância da restauração da casa do professor Darcy Ribeiro para Maricá , o Brasil e o Mundo", é organizado pela Secretaria de Educação de Maricá e, neste regulamento passa a ser denominado CONCURSO.

b) O tema do CONCURSO é: "A importância da restauração da casa do professor Darcy Ribeiro para Maricá, o Brasil e o Mundo".

c) Podem participar do CONCURSO alunos da rede pública e particular de Ensino Fundamental e Médio, EJA e Professores. Os alunos devem estar regularmente matriculados nas escolas que tiverem feito a inscrição no CONCURSO.

d) Podem inscrever-se no CONCURSO qualquer escola do município de Maricá.

2- DAS CATEGORIAS:

a) O CONCURSO terá 03 (três) categorias:

a.1) Ensino Fundamental e EJA;

a.2) Ensino Médio; e

a.3) Professores

3- DA PREMIAÇÃO:

a) O autor da redação vencedora, de cada categoria, será premiado com um computador.

b) Será publicada uma reportagem sobre os vencedores no site da Prefeitura de Maricá.

4- DAS INSCRIÇÕES:

a) Os candidatos poderão concorrer com apenas uma redação cada.

a.1) As escolas deverão inscrever-se através de formulário que será disponibilizado no site da Prefeitura de Maricá.

a.2) O formulário deverá ser assinado pelo diretor de cada escola e entregue no prédio da Secretaria de Educação, com endereço na Rua Barcelar da Silva Bezerra, 105, Bairro Boa Vista, Centro, Maricá.

a.3) Cada escola deverá designar um educador responsável pela coleta e envio das redações dos seus alunos, cujo nome deverá constar no formulário de inscrição.

a.4) Qualquer informação incorreta ou incompleta no formulário poderá ser corrigida pela direção da escola, mediante solicitação da organização do CONCURSO. Em caso de descumprimento desta solicitação a inscrição da escola poderá ser cancelada, a critério da organização do CONCURSO:

a.5) Para que a inscrição seja válida, o diretor da escola deverá assinar um Termo de Responsabilidade, constante no formulário de inscrição, no qual a escola atestará que:

– as redações inscritas foram realizadas em atividades em sala de aula.

– são inéditas.

– foram escritas de próprio punho pelos alunos.

b) Somente serão aceitas participações de redações através das escolas regularmente inscritas no CONCURSO.

c) As escolas inscritas deverão encaminhar as redações no prazo estipulado para a Secretaria de Educação.

d) As redações inscritas não serão devolvidas.

e) O formulário de inscrição e as redações podem ser enviados pelo Correio, desde que a data de entrega esteja comprovadamente dentro do prazo de inscrição.

f) Todas as redações recebidas, inclusive as dos candidatos inscritos não selecionados não serão devolvidos após o término do processo seletivo, sendo que os inscritos neste processo desde já e para todos os efeitos legais concordam na forma do art. 49 da lei de direitos autorais (lei nº 9.610/98), com a cessão total dos direitos patrimoniais autorais sobre as produções que enviarem para participação no processo seletivo.

5- DA ENTREGA DAS REDAÇÕES:

Todas as redações devem ser entregues com os dados do aluno, sendo nome completo, idade, escola e série. As mesmas deverão ser entregues em envelope lacrado, contendo os dados da escola e telefones para contato.

6- DOS PRAZOS:

a) Inscrições: o prazo para as inscrições inicia em 16 de agosto e encerra em 30 de setembro de 2011.

b) O resultado será divulgado a partir do dia 31 de outubro de 2011, pelo site da prefeitura e pela Secretaria de Educação.

7- DO JULGAMENTO:

a) As redações serão avaliadas de acordo com a coerência do tema, criatividade e correção ortográfica.

b) O estilo das redações é de livre escolha dos participantes. Serão admitidas redações em qualquer estilo, como por exemplo: dissertativo; narrativo; descritivo; poético; ou qualquer outro.

c) As redações serão julgadas por comissão constituída especialmente para este fim, a critério da organização do CONCURSO.

8- DAS OMISSÕES:

a) Os casos omissos ou imprevistos serão analisados pela organização do CONCURSO, que terá total autonomia e poder para decidir.