Projeto realiza resgate cultural de Guaratiba

0
1029
Crianças da comunidade tiveram contato com antigos utensílios...

O bairro Guaratiba deve ganhar um memorial ainda este ano. Pelo menos é esse o objetivo do Projeto que leva o nome do bairro e começou em 2009. Desde então, os professores da escola municipal Trenzinho da Esperança estão envolvendo a comunidade para recontar sua história fazendo um resgate cultural, através da culinária, do folclore e da dança. A última etapa desse projeto foi realizado nesta quinta-feira (1/9) com a realização do Projeto Guaratiba 2011, onde o foco foi a culinária local.

Cartazes com receitas caseiras, como bolinho de aipim com camarão, cuscuz de tapioca, entre outras, ficaram expostos na escola. O destaque foi o tradicional pirão de bagre com banana, que foi servido aos participantes. O público também assistiu a contação de histórias e puderam apreciar uma exposição com os trabalhos elaborados pelos alunos com materiais recicláveis. 

A diretora da escola, Silvana Azevedo, explicou que nesse processo, que vem sendo feito em três etapas, a participação dos moradores mais antigos da comunidade tem sido fundamental. O projeto começou com uma roda de conversa com esses moradores, que contaram como eram os costumes da região. Na segunda etapa, a dança foi o foco da pesquisa e agora culminou com a culinária.

“Desde 2009, sempre convidamos os moradores mais antigos para montar um memorial do bairro, onde pesquisamos a origem do nome da comunidade, que quer dizer “Luigar de muitos passários”, a culinária, o folclore e os costumes. E estamos programando para o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o lançamento do Memorial de Guaratiba, com toda a história e tradição do bairro, como artesanato, dança e folclore”, disse Silvana. Para a data também será oferecida a feijoada do trenzinho, que já é tradicional na região, com a presença de todos os moradores que ajudaram no projeto.