População aprova obras em Itaipuaçu

Rua Um já recebe novo manilhamento para escoar água da chuva

Quatro pontos distintos recebem intervenções em ritmo e quantidade inéditos

É a própria população de Itaipuaçu quem atesta: A populosa região do terceiro distrito de Maricá jamais viu um volume de obras tão grande e tão intenso em toda a sua história. Em quatro pontos distintos, é possível ver a movimentação de máquinas e trabalhadores, seja em iniciativas da Prefeitura ou em parcerias com o governo do Estado.

Quem chega pela Estrada de Itaipuaçu se depara, de imediato, com duas intervenções: A primeira é a pavimentação do trecho inicial da via, realizado pelo programa estadual “Somando Forças”. Após o alargamento da pista na altura de Itaocaia, a equipe se prepara para a colocação do asfalto no local. A obra vai se estender até a altura da Rua 28, próximo a um posto de combustíveis.

Poucos metros à frente de onde está a primeira equipe, pode-se testemunhar não apenas outra obra, mas um momento histórico: o assentamento da rede de água tratada que vai abastecer Itaipuaçu e também Inoã, que terá 240 quilômetros de extensão. De acordo com técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), outras quatro frentes de trabalho deverão ser abertas em toda a região para agilizar o andamento dos trabalhos, que tem previsão de duração de dois anos.

Uma delas deverá ser na Rua Cardoso de Menezes (Rua Um), que passa atualmente por um grande trabalho de drenagem e pavimentação. A empresa responsável pela ação mantém seus trabalhadores na via de segunda a sábado, das 7h às 17h, com pausa apenas para o almoço. A margem da Rua Um, no sentido praia, já está recebendo as novas manilhas que vão escoar a água da chuva.

Nos pontos considerados mais críticos, como a esquina com a Rua 32, será implantado o chamado “colchão drenante”, onde é utilizada a pedra conhecida como rachão. O prazo para finalização do trabalho é de três meses. Após a conclusão, a mesma empresa vai iniciar trabalho semelhante no trecho da Estrada de Itaipuaçu, a partir da serrinha até a Rua 28.

O trabalho é inteiramente realizado com recursos próprios do governo municipal. Em frente ao local onde está a equipe que atua na Rua Um, moradores e comerciantes afirmam que já mais viram nada parecido no bairro.

“Nunca tivemos uma obra como esta em andamento por aqui, é a primeira vez que vemos algo num ritmo tão acelerado. Os transtornos de sujeira e trânsito lento às vezes fazem parte, mas a vizinhança em volta está muito satisfeita”, garante Gilberto Braga, que é dono de uma loja de motopeças há cerca de dez anos.

Um outro ponto de Itaipuaçu está testemunhando melhorias promovidas com uma estreia: uma das seis novas máquinas motoniveladoras (do tipo “patrol”) realiza o trabalho de nivelamento do piso em toda a extensão da Rua 36, seguido ao final para a Rua 35, ambas importantes vias que cortam todo o loteamento Jardim Atlântico.

“Todo mundo que mora aqui ficou contente de ver as máquinas melhorando a rua. Espero que isso não pare mais e chegue também a outros locais de Itaipuaçu”, comemorou o comerciante Stevenson Júnior.