Curso de capacitação para operadores da juventude começa dia 20

Inscrições podem ser feitas acessando o site da prefeitura

Com o objetivo de criar maior integração entre os profissionais que garantem os direitos da criança e do adolescente em Maricá, será oferecido, nos dias 20 e 21, o primeiro módulo do curso de capacitação para Operadores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (SGDHCA) no município.

A meta é capacitar 600 pessoas envolvidas com a defesa da juventude.

A cidade é uma das quatro, juntamente com Rio de Janeiro, Pinheiral e Santo Antônio de Pádua, a ministrar as aulas da Escola de Conselhos do Estado do Rio de Janeiro para formação continuada desses atores sociais.

No primeiro módulo, temas como orientação sexual e religiosa, raça e etnia, ética e metodologia do atendimento etc serão desenvolvidos para provocar uma visão mais crítica acerca das questões relativas ao dia a dia do trabalho.

Haverá ainda mais dois módulos em outubro e novembro e todos serão ministrados no Colégio Municipal Joana Benedita Rangel, que fica na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 240 – no Centro.

Os interessados em participar devem fazer sua inscrição acessando a ficha pelo site www.maricá.rj.gov.br e encaminhando o email para escoladeconselhosrj@escoladeconselhosrj.org.br

Quem pode se inscrever – cidadãos que estejam exercendo mandato de Conselheiro Tutelar ou de Conselheiro de Direito; Equipe de apoio dos Conselhos Tutelares e de Direitos; Delegacias Especializadas; Promotorias; Juizados da Infância e Juventude; Fóruns regionais e municipais; Demais atores do Sistema de Garantias de Direitos Humanos de Criança e Adolescente.

O curso de capacitação será realizado em parceria com a Prefeitura de Maricá, através da Subsecretaria de Políticas para Infância e Juventude e com a Fundação Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubião, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maricá-RJ – CMDCA, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA RJ, ACTERJ e com o Departamento de Direito da UERJ.