Estrada de Itaipuaçu volta a receber asfalto

Obra iniciada em agosto de 2010 e interrompida em outubro é retomada

Nova parceria com governo do Estado reinicia obra interrompida em outubro

As obras de drenagem e pavimentação do trecho inicial da Estrada de Itaipuaçu foram reiniciadas nesta sexta-feira (01/7). Os primeiros caminhões trazendo asfalto chegaram no início da tarde e, de acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, o trabalho chegará a cerca de 3,4 quilômetros de extensão da via. A intervenção é um convênio com a Secretaria Estadual de Obras, através do programa Somando Forças.

Ainda segundo o órgão municipal, trata-se da continuação do trabalho que havia começado em agosto de 2010 através do antigo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (Padem). A obra começou em convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), mas foi interrompida em outubro em razão de pendências entre o órgão estadual e a empresa vencedora da licitação.

O prefeito Washington Quaquá declarou que em breve a população de Itaipuaçu sentirá as melhoras das obras que estão apenas começando, já que a prefeitura realizará licitações  para drenagem e pavimentação de outras vias na localidade.

"Estamos buscando recursos e vamos investir na recuperação de Itaipuaçu, como a população deseja e merece. Sei que até agora foram muitas dificuldades e as vias que já estavam há muitos anos sem cuidado ficaram ainda mais danificadas. No entanto, estamos nos empenhando em resolver estas questões. É um compromisso que assumi com os moradores ao recebê-los em meu gabinete após manifestação que fizeram até a porta do prédio da administração municipal", declarou Quaquá.

O restante da Estrada de Itaipuaçu está incluído da licitação marcada para esta terça-feira (05/7), quando será conhecida a empresa que vai realizar a drenagem e a pavimentação também da Rua Cardoso de Menezes (Rua Um). Inicialmente marcada para última segunda-feira (27/6), o certame foi adiado em razão de uma tentativa de impugnação impetrada por uma das empresas que retiraram o edital, que foi indeferida pela Secretaria de Obras. O cronograma prevê a recuperação total do piso e a implantação de um sistema de drenagem para ambas as vias.

Tapa buracos – Em outro ponto da Estrada de Itaipuaçu, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras deu sequência à operação tapa buracos, que começou nos últimos dias de maio. Desta vez, o trecho contemplado fica entre as ruas 14 e 16, no São Bento da Lagoa. Iniciada no Recanto, a intervenção já passou pela extensão da Rua Capitão Melo, pela chamada “ponte quebrada”, pela Rua 34 e pelo trecho da Estrada de Itaipuaçu que corta o Barroco e na altura da Rua 28.