Maricaenses em busca de oportunidades de Emprego

0
1409
A Caravana do Trabalho atraiu centenas de moradores que estavam em busca de oportunidades de emprego - Foto Denilson Santos

No dia do aniversário de Maricá, moradores aproveitam a presença da Caravana do Trabalho na cidade para tirar documentos e se inscrever no Balcão de Emprego

Moradores de Maricá ganharam um belo presente no dia do aniversário da cidade. A Caravana do Trabalho esteve no município nessa quinta feira (26/5), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, das 9 às 15 horas, e fez vários atendimentos. Mesmo antes de começar o atendimento, uma imensa fila já havia se formado no local. A caravana é uma iniciativa que vem funcionando no estado do Rio de Janeiro desde 1º de maio, quando se comemorou o Dia do Trabalhador. O projeto, que é itinerante, reúne um grupo de técnicos preparados para esclarecer dúvidas trabalhistas, emitir carteiras de trabalho e direcionar vagas de um balcão de empregos que reúne oportunidades em diversos setores da economia. A iniciativa foi realizada em parceria entre a prefeitura de Maricá e o Governo do Estado. 

O morador do bairro Cordeirinho, Adriano Carvalho, de 20 anos, foi um dos primeiros a ser atendido. Sem emprego desde que deu baixa no quartel militar no início desse ano, ele aproveitou a oportunidade para tirar a primeira via da Carteira de Trabalho.

“Eu desejo que, a partir de agora que tirei a Carteira de Trabalho, possa ter mais sorte de arrumar um bom emprego, principalmente na área de informática onde tenho mais formação”, garante.

Quem também aproveitou a oportunidade para tirar a primeira via do documento, foram as amigas Ana Paula da Silva, 16, e Tamara Assis dos Santos, 17, que também estão com a mesma esperança de arrumar um bom emprego. 

“Tirei a carteira porque estou estudando bastante visando as vagas que estão surgindo com a abertura dos concursos públicos. Ter uma Carteira de Trabalho já é um bom começo”, explica Ana Paula. “O meu foco são os cursos técnicos, principalmente agora que tem uma unidade do Senai aqui em Maricá, ficou mais fácil para estudar e ter uma qualificação profissional mais perto de casa”, completa Tamara.

De acordo com o secretário de Trabalho de Maricá, Clauder Peres, essa é uma boa oportunidade para a população ter acesso a serviços importantes, como a emissão da Carteira de Trabalho e a informações sobre Seguro-Desemprego, entre outros. A Caravana do Trabalho fez mais de 100 atendimentos no município, principalmente para emissão de documentos.

“Nós atingimos o nosso objetivo que é o de facilitar cada vez mais o acesso do cidadão, principalmente os mais jovens, aos serviços do estado, pois a Caravana do Trabalho oferece as vagas disponíveis no Sistema Nacional de Empregos (Sine), onde o morador foi cadastrado e pode ser encaminhado para alguma oportunidade que se encaixe no seu perfil”, garante Clauder  Peres, acrescentando que a caravana do trabalho voltará em breve a Maricá.

Serviços Disponíveis – Além de emissão da Carteira de Trabalho, a Caravana do Trabalho também disponibilizou informações sobre Balcão de Empregos para pessoas com deficiência, microcrédito produtivo, cooperativismo, ProJovem Urbano, Plano Territorial de Qualificação (Planteq), Plano Setorial de Qualificação (Planseq), Centro de Cadastramento e Orientação Profissional para Estagiários (Cecope), Saúde, Segurança e Ambiente de Trabalho, Ouvidoria, entre outros serviços.