Educação inaugura reformas da creche do Bairro da Amizade

Secretário Marcos Ribeiro conversa com a dona de casa Cíntia Teixeira, cujos três filhos já passaram pela creche

Secretário anunciou aos moradores urbanização do campo de futebol do local e falou sobre melhorias em outras unidades

“Hoje não imagino o Bairro da Amizade sem essa creche, isso aqui é minha família”. A frase emocionada da dona de casa Cintia Morais Teixeira reflete a importância do Centro de Educação Infantil Municipal Recanto da Amizade para as mães que vivem no local. A unidade teve suas novas instalações inauguradas nesta terça-feira (24/5) pelo secretário de Educação de Maricá, Marcos Ribeiro.

De acordo com a diretora Ivonete Carvalho, a creche, que tem 94 alunos, passou por uma grande reforma de infraestrutura, onde foi verificada a parte elétrica, os emboços e a pintura, além de novos brinquedos para as crianças. Foram criadas também salas temáticas como uma videoteca e outra para artes.

Para Cíntia, cujos três filhos já passaram pela unidade, a reforma deixou a creche ainda mais bonita e deixou os moradores ainda mais felizes.

“Me sinto em casa aqui e a equipe é uma grande família. A história da minha família passa pela creche e, por isso, é muito bom vê-la novinha assim”, disse a dona de casa, revelando as filhas Tamires, de 15 anos (hoje aluna do curso de edificações do Senai Maricá), e Taiane, de 9 (atualmente na E.M. Marcus Vinícius Santana, que fica ao lado), já estudaram na creche. Agora é o pequeno Wellington, de 4 anos, que mantém a tradição.

Outra mãe com a família ligada à escola é a também dona de casa Marcelle da Costa, que já teve Fernando, de 6 anos (também aluno da escola vizinha), e hoje tem Beatriz (de 5 anos) e Marcello (de 3) estudando no CEIM Recanto da Amizade. “Ficou linda a reforma, esse lugar é muito importante para nós”, elogiou ela.

Mais investimentos

Em seu discurso, o secretário Marcos Ribeiro agradeceu à comunidade pela presença e pelo carinho, e afirmou que o Bairro da Amizade terá outro benefício em breve.

“Estamos empenhados agora em agregar o campo de futebol que fica próximo às escolas e transformá-lo numa grande área de lazer para os moradores. Além disso, o local servirá também para que os alunos tenham aulas de educação física, sem falar que todo o entorno do campo será urbanizado. Nosso governo está e estará muito presente neste bairro”, garantiu ele, que fez questão de enfatizar que os investimentos em educação são uma determinação do prefeito Washington Quaquá.

Marcos Ribeiro falou ainda sobre outras melhorias em unidades da rede municipal de ensino. Segundo o secretário, escolas como a Lúcio Tomé Feteira (em Cordeirinho), Joaquim Eugênio (Mumbuca) e Amanda Pena (Manoel Ribeiro), cujas obras incluem uma quadra coberta. Além disso, a casa de Darcy Ribeiro, também em Cordeirinho, terá sua reforma iniciada nos próximos meses.

Outro assunto confirmado pelo secretário foi o reajuste de 6% no salário dos professores da rede já no próximo pagamento. Com isso, o aumento acumulado nos últimos três anos à categoria chega a 19,8%, dos quais outros 6% já haviam sido concedidos em 2009 e outros 7,8% foram dados no ano passado.