Casa da 1ª à 3ª Idade participa da vacinação de idosos em Maricá

Dona Magdalena, 93 anos, foi a pessoa mais idosa vacinada

Dezenas de idosos foram vacinados hoje (12/05), na Casa da 1ª à 3ª Idade de Maricá, contra o vírus da gripe Influenza, de maior ocorrência nesta época do ano, e que ataca com mais virulência as pessoas de mais idade. Cinquenta doses da vacina foram aplicadas das 9h às 12h, pela técnico de enfermagem Nelma Celestino.

A pessoa mais idosa vacinada foi Dona Magdalena, 93 anos, moradora do Flamengo. A empresária Maria do Carmo Caetano Santana, 73, fez questão de ser vacinada. “Sempre trabalhei na minha vida porque gosto do que faço. Estou me imunizando contra a gripe, pois quero ficar bem”, disse.

O casal Edson Leite, 71 e Dalva Segrini Leite, 63, aposentado e dona de casa, moradores  de Parque Nanci, declararam que a vacina é necessária. “Me vacino todo ano e a minha esposa, é a primeira vez. Queremos evitar a pneumonia”, disseram.

Vacina reforça imunidade

De acordo com a enfermeira Sheyla Rosário, da equipe de Saúde da Casa, a vacina previne contra efeitos mais fortes da gripe, como as pneumonias. “A pessoa de mais idade tem menos imunidade, devido à menor produção de anticorpos e menor fixação de sais e vitaminas. A vacina é um reforço para resistir ao ataque de microorganismos e atenuar os efeitos da doença”, declarou.

A  subsecretária municipal de Política para os Idosos, Denise Fortes, adiantou que todos os professores da Casa da 1ª à 3ª Idade foram vacinados, como medida de precaução. “Lidamos com crianças e idosos, e não podemos facilitar. A campanha continuará aqui amanhã, das 15h às 17h, nos postos de saúde e através do Programa Municipal de Assistência à Saúde do Idoso, que irá na residência das pessoas cadastradas”, concluiu.