Gestão de mototáxis em Maricá vira modelo para outros municípios

A partir da direita: Rony Peterson Dias, vereador Marcos Araújo, o mototaxista Vicente Dias e o superintendente Wagner Soares

Vereador de Itaboraí visita Secretaria de Transportes e afirma que levará experiência para sua cidade

O modelo adotado pela Prefeitura de Maricá para regulamentar os mototáxis que circulam o município começa a servir de estímulo para outras cidades fazerem o mesmo. Uma prova disso foi a visita nesta terça-feira (10/5) do vereador de Itaboraí, Marcos Araújo. Ele esteve na Secretaria Municipal de Transportes para conhecer a medida e parabenizou a administração local.

“A prefeitura está realmente de parabéns por ter tomado esta atitude em prol dos profissionais e, principalmente, do povo de Maricá. A implantação de um sistema semelhante a este é uma reivindicação antiga de nosso município e que vemos hoje muito bem sucedida num município vizinho. Vou levar essa experiência ao colegas da Câmara Municipal de Itaboraí na próxima sessão”, adiantou o edil, que criticou a falta de um transporte alternativo eficiente em sua cidade.

“O poder público precisa oferecer opções de deslocamento ao cidadão, e isso não vem ocorrendo em Itaboraí, que tem um serviço de transporte muito ruim”, afirmou Marcos Araújo, que veio a Maricá acompanhado por um representante dos mototaxistas de lá.

“Nunca vi nada como o que existe aqui. Se pudéssemos ter algo semelhante em Itaboraí seria ideal para nós”, elogiou Vicente Dias, que tem 54 anos de idade e seis de atuação no setor. Ele revela que, atualmente, existem cerca de 300 profissionais em atividade naquele município, mas os legalizados representam menos da metade desse total.

Satisfação – Para o secretário de Transportes de Maricá, Rony Peterson Dias, o reconhecimento fora dos limites da cidade é algo gratificante.

“Isso nos dá um misto de satisfação, em razão de sabermos que nosso trabalho está sendo visto, com alguma frustração, ao vermos que outros municípios carecem de um modelo como este que implantamos aqui”, disse Rony.

A regulamentação do serviço de transporte de passageiros realizado por motocicletas e motonetas em Maricá ocorreu em 2010. Os cerca de 100 profissionais que atuam no setor no município tiveram seus veículos adesivados e passaram a usar coletes e capacetes de cor laranja, contendo o número de sua inscrição municipal. Outra exigência são itens de segurança como os chamados “mata-cachorros” nas laterais e capacetes também para os passageiros.