Agenda 21 de Maricá será lançada nesta sexta-feira

0
934

A Agenda 21 de Maricá fará o lançamento nesta sexta-feira (06/5) do livro contendo o Plano Local do Desenvolvimento Sustentável (PLDS). O livro é patrocinado pela Petrobras, que apóia o fomento das Agendas 21 locais nos municípios da área de influencia do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).  

A solenidade para convidados, que ocorrerá às 17 horas na casa de festas Palladon, no Flamengo, vai reunir representantes de todos os setores. O documento da Agenda 21, que será distribuído a todos os presentes no evento, engloba temas pertinentes aos municípios, como meio ambiente, saneamento, habitação, transporte, segurança, educação, saúde e cultura.
 
Conhecido mundialmente, o processo da Agenda 21 teve origem no Rio de Janeiro, em 1992, quando os países reunidos na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (que ficou popularizada como Eco 92) traçaram metas para o Século 21 – daí o nome. A conferência buscava uma abordagem nova e responsável, diante dos problemas ambientais causados pela exploração descontrolada da natureza.

No encerramento do encontro, 179 países assinaram a Agenda 21, um acordo comum para que, global e localmente, fossem desenvolvidas e aplicadas soluções para preservar os recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das comunidades em um foco sustentável de desenvolvimento.

O lançamento da primeira Agenda, a de Teresópolis, ocorreu em dezembro de 2010. Em março, foi a vez de Guapimirim e em abril, de Saquarema. Até julho de 2011, as cidades de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Magé, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito e Silva Jardim terão suas Agendas 21 locais lançadas.